Perdeu ou quer rever algum episódio de Reis?

Em qualquer dispositivo e a qualquer hora, descubra como ver capítulos anteriores ou recordar alguma cena para meditar acompanhado de sua Bíblia

A Record TV ousou ao dar início a uma nova era na teledramaturgia com suas superproduções bíblicas. O sucesso atual é a série Reis, que já está na quinta temporada e só nos primeiros dois meses já havia atraído 72 milhões de telespectadores. Mas o que nem todos sabem é que todas as temporadas estão disponíveis no Univer Vídeo, plataforma de streaming que disponibiliza entretenimento para toda a família.

Cristiane Cardoso, autora de Reis e que já participou de outras produções, falou à Folha Universal sobre o assunto: “às vezes esquecemos que, ao assistirmos às histórias bíblicas, estamos na verdade lendo a Bíblia de uma forma mais visual e, portanto, precisamos assistir a ela com atenção. Enquanto na TV aberta muitas vezes não podemos voltar e ver de novo uma cena para entender o que foi falado, pela plataforma podemos fazer isso quantas vezes quisermos. Sem contar que nem sempre podemos assistir à série completa no horário em que ela é exibida”.

Resumo das temporadas
Elucidando os livros bíblicos de 1 e 2 Samuel e Salmos, Reis conta com mistérios, reviravoltas, lições e detalhes que se conectam ao longo da trama. A primeira temporada, A Decepção, retrata o fim do período dos juízes, mostra que o povo se afastou de Deus, a negligência do juiz Eli e a história de Samuel, desde o voto de sua mãe até seu crescimento com um temor inabalável a Deus.

Já a segunda temporada, A Ingratidão, revela o desejo dos israelitas de serem governados por um rei. Ela narra também as nuances da personalidade do primeiro rei de Israel, Saul, que começa sendo um homem humilde, porém, inseguro. Já as mudanças drásticas em seu comportamento são exibidas na temporada A Rejeição, em que ele sucumbe ao poder e, por adotar atitudes erradas, acaba rejeitado por Deus.

Israel, então, tem necessidade de um novo líder, alguém cuja aparência possa não ser tão atrativa quanto a de Saul, mas com um coração segundo o de Deus. Assim tem início a quarta temporada, A Escolha, que conta o começo da história de Davi, um jovem pastor de ovelhas nascido em uma família peculiar.

Fiel a Deus e com uma coragem inegável, Davi é ungido como futuro rei e aguarda pacientemente o momento certo de assumir o trono, enquanto pastoreia até derrotar o gigante Golias, que atemorizava o Exército e afrontava o Deus de Israel.

Atingindo a idade adulta, Davi é um homem admirado por todos e Saul passa a invejá-lo de maneira descomunal, o que dá início à quinta e atual temporada da série, A Perseguição, que evidencia que as adversidades enfrentadas por Davi o aproximam de Deus e o moldam para que se torne o rei mais aclamado da história.

“Nem todo mundo que assiste à série Reis a viu desde o princípio. Não podemos esquecer que as histórias de Saul e Davi estão no mesmo livro que fala de Ana e Eli, ou seja, há uma relação direta entre as histórias da primeira temporada e das temporadas seguintes. Quem não a assistiu desde o início, pode fazê-lo agora pelo Univer Vídeo e até entender melhor por que Samuel foi escolhido, por que Israel se afastou tanto de Deus e como Davi vai aproximar a nação dEle”, explica Cristiane, que também indica a série Lia. “Ela descreve
bem como foi o início da linhagem de Davi”, diz.

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Fotos: Reprodução