Pensamento acelerado e ansiedade

Imagem de capa - Pensamento acelerado e ansiedade

No Salmo 94.19 está escrito: “Na multidão dos meus pensamentos dentro de mim, as tuas consolações recrearam a minha alma”. Hoje em dia, as ferramentas foram criadas pela tecnologia da informação, supostamente, para nos ajudar a fazer um trabalho, encurtar caminhos, agilizar as coisas, nos capacitar a fazer mais em menos tempo, mas, na prática, o resultado emocional e mental que fica em nós é que o nosso tempo está sendo roubado e temos a sensação de que não estamos fazendo o suficiente.

Você baixa um aplicativo no seu celular e, antes de aprender a usá-lo, já existe outro disponível. Você compra um celular e logo surge outro mais novo. Há tantos bips de notificações no seu telefone que você vira escravo da tecnologia. Então, a tecnologia, que supostamente era para nos capacitar a fazer muitas coisas com menos tempo, com o intuito de que sobrasse tempo para vivermos, não cumpre tudo que propaga.

Falta tempo e, além dele faltar, surge a ansiedade, por meio daquele pensamento que você não está fazendo o suficiente e que fulano está fazendo mais. Você entra na rede social, vê que seu amigo postou a foto de uma viagem, que seu patrão postou um texto que fala das metas deste mês e você tem uma foto que esqueceu de postar e agora já passou o tempo. Na dúvida entre postar ou não, o estresse toma conta de você. Você consegue se separar do celular?

Quando um problema nos pressiona, é comum termos uma multidão de pensamentos, mas o salmista diz que “as tuas consolações recrearam a minha alma”. Quer dizer que os conselhos de Deus deram alívio para a alma dele, ou seja, de todos os pensamentos que podem invadir a sua mente, existem o pensamento de Deus e a Palavra dEle que funcionam como descansos para ela.

Há o seguinte pensamento do Senhor Jesus descrito em Mateus 6.34: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”. Pronto. Qual é o problema que você tem que enfrentar hoje? Trate disso hoje. E amanhã? Deus lhe dará a Luz e a Direção para resolvê-los. Aprenda a viver na Palavra de Deus e você vai desacelerar. Nela você encontrará paz e descanso para sua alma.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: RJohn97/getty images