Pelos olhos de quem você se vê

Bispo Renato Cardoso e sua esposa Cristiane Cardoso deram início à terceira fase do curso "Reconstrução do Eu 2.0"

Nesta quinta-feira (16), Bispo Renato Cardoso e sua esposa Cristiane Cardoso deram início à terceira fase do curso “Reconstrução do Eu 2.0”, durante palestra da Terapia do Amor.

Bispo Renato, então, falou sobre a importância da estrutura e das colunas.

  • “Uma estrutura é o esqueleto de qualquer construção. É a estrutura que segura o chão, as paredes, o telhado, o teto, tudo o que vai ali dentro. É como o esqueleto humano, se não tivéssemos ossos, seríamos uma massa de carne no chão. É a estrutura dos nossos ossos que nos dá força, nos faz ficar eretos, dá sustento para o nosso corpo.”

Confira qual foi o tema abordado:

O tema abordado na primeira aula da terceira fase do curso foi: “Valor próprio – Como você se vê”. Com base nisso, o Bispo explicou que a estrutura e as colunas que sustentam o ‘novo eu’ é “o valor que eu me dou, como eu vejo a mim mesmo, o valor que eu tenho”. E que o problema do ‘velho eu’ é ser muito influenciado pela forma como os outros olham para ele.

  • “As pessoas que não tiveram essa reconstrução, elas se enxergam ou por meio dos próprios olhos ou por meio dos olhos dos outros (…) E, naturalmente, começam a ter os seus complexos. O complexo é um monstrinho que fica dentro da cabeça assustando você o tempo todo. E, normalmente, quando a gente se enxerga assim, se enxerga de uma forma deturpada. Ou vai para um extremo de se achar inferior e que não vale muita coisa, ou vai para o outro extremo: se acha o tal e começa a tratar os outros como se eles fossem inferiores. E aí vem um monte de problemas derivados disso.”

Cristiane acrescentou que, muitas vezes, as pessoas têm dificuldade de se valorizar.

  • “Eu diria que você pode identificar como se enxerga na forma como se comporta. A pessoa que se vê muito inferior, ou ela valoriza demais as outras pessoas, fica tentando agradar, qualquer um se aproveita dela, ou ela começa a se vingar dela mesma (…) Agora, ninguém consegue fazer uma pessoa que se enxerga da forma certa se sentir mal, porque ela sabe quem ela é (…) quando você sabe que tem esse valor, não precisa de nada, não precisa provar nada para ninguém.”

Quando isso começou:

Ao citar a Bíblia, o Bispo Renato pontuou que quem lê o livro de Gênesis começa a entender um pouco da mente de Deus, do ser humano e também do diabo que se apresentou lá logo no início. Vamos acompanhar o raciocínio:

  • “O livro de Gênesis fala que no início de tudo Deus criou o homem e a mulher, e os dois viviam literalmente no paraíso e andavam nus, e nenhum sentia vergonha do outro. Até o fatídico dia quando a mulher deu ouvidos à serpente, ao satanás, e foi enganada pelas suas palavras. Desobedeceu a Deus e convenceu o homem a desobedecer também.”
  • “Quando os dois pecaram, até então, eles viam a si mesmos e um ao outro com os olhos de Deus. Não havia defeitos, não havia crítica, não havia preocupação com o que o outro estava pensando a seu respeito. Eles se viam como Deus os via, que era uma forma perfeita. Entrou o pecado, a primeira coisa que eles fizeram foi sentir vergonha do próprio corpo. Eles se perceberam nus, pegaram as folhas e fizeram roupas para si. E, então, se esconderam de Deus quando Ele veio falar com eles.”
  • “A partir dali começou essa deturpação nos olhares um do outro. Eles não mais se olhavam de forma pura, com os olhos de Deus, mas começaram a olhar com crítica, com vergonha (…) tudo degringolou a partir do momento que essa visão deturpada entrou no homem, e começaram a se olhar com essa forma de suspeita, de inveja, de malícia, que é o que acontece hoje.”

Como devemos agir:

Ele continuou a explanação.

  • “Hoje, as pessoas têm um olhar carregado de um monte de sentimentos ruins. O ser humano perdeu o olhar puro de Deus ao seu próprio respeito. E é o que você tem que resgatar, para que esse olhar que Deus tem a seu respeito se torne a sua estrutura, seja a sua coluna do seu novo eu.”
  • “Você não deve se olhar como as pessoas te olham, não deve ficar preocupado com o que as pessoas pensam ou deixam de pensar. Você tem que se libertar das opiniões deste mundo… Parar de olhar o seu valor atrelado a alguma coisa ou a alguém e passar a se olhar, novamente, através dos olhos de Deus.”
  • “Em outras palavras, o único olhar que importa sobre você é o de Deus. Quando entender isso, vai se libertar de todos os complexos, deixar de pensar sobre o seu passado, se castigar e punir porque carrega o passado nas costas. E isso muda tudo porque você fica tranquilo, em paz.”

“Reconstrução do Eu” na Terapia do Amor:

Terapia do Amor acontece todas as quintas-feiras, às 7h, 10h, 12h e 15h na Catedral do Brás, na Av. Celso Garcia, 499. E às 20h, especialmente, no Templo de Salomão. Saiba o horário e endereço em outras localidades, clicando aqui.

E não perca, na próxima quinta-feira (22), a segunda aula da terceira fase do curso “Reconstrução do Eu 2.0” — uma série de palestras especiais para quem deseja se livrar das dores do passado e criar uma base certa para ser feliz na vida amorosa.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: iStock e Reprodução