Passeio no Jardim Bíblico: moradores de rua conhecem ponto turístico de São Paulo
Visitantes também ouviram a Palavra de Deus
No dia 29 de agosto, 70 pessoas que vivem nas ruas tiveram a oportunidade de desfrutar de uma experiência única no Jardim Bíblico do Templo de Salomão, famoso ponto turístico localizado na zona leste da capital paulista. O passeio foi promovido pelo programa social Anjos da Madrugada, que atua em favor deste segmento, que, muitas vezes, é esquecido pela sociedade.
Com cerca de 52 mil pessoas desabrigadas, o Estado de São Paulo concentra quase metade da população em situação de rua do Brasil, de acordo com um levantamento feito por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já outra pesquisa da UFMG aponta que metade das pessoas em situação de rua no Brasil não tem registro no cadastro único do governo federal e não consegue acesso a nenhum tipo de benefício.
Tendo em vista o sofrimento causado pela exclusão social dessa parcela da população, a iniciativa do Anjos da Madrugada, de oferecer a ela a oportunidade de fazer um passeio guiado em um ponto turístico, foi pensada para ajudar a romper barreiras e trazer de volta essas pessoas para o convívio em sociedade.
Segundo os organizadores da ação, o intuito ao proporcionar essa experiência aos moradores de rua de conhecer o Jardim Bíblico foi conceder a eles a chance de que adquirissem um conhecimento mais profundo e dinâmico sobre os ensinamentos da Palavra de Deus e que, a partir daí, façam boas escolhas para que uma mudança de vida aconteça.
Conheça o projeto anjos da madrugada
O programa social Anjos da Madrugada foi criado pela Universal na década de 1980, com o objetivo de prestar assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade, como moradores de rua, pedintes, ambulantes, catadores de materiais recicláveis e desabrigados.
O responsável pelo Anjos da Madrugada, Filipe Santos, conta que o primeiro passeio para pessoas em situação de rua foi realizado em janeiro deste ano. “Foi muito proveitoso, tivemos a oportunidade de trazê-las para o nosso ambiente da fé e eles desfrutaram de ensinamentos valiosos de forma atrativa, dinâmica e de fácil entendimento. Muitas dessas pessoas sentem-se excluídas e esquecidas pela sociedade. A rotina delas se resume à vida em calçadas, becos e vielas, mas nesse dia nós as tiramos desse triste cotidiano. Queremos acolher, valorizar e mostrar que o nosso Deus não faz acepção de pessoas”, afirma Filipe.
Os participantes do passeio são pessoas que já são acompanhadas nas ações realizadas semanalmente pelos voluntários do programa social. Ao término do passeio, foram distribuídas marmitas para o grupo de visitantes.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo