Passa a valer a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em postos de gasolina em São Paulo

O texto ainda prevê penalidade para proprietários de postos. Entenda

Imagem de capa - Passa a valer a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em postos de gasolina em São Paulo

Uma nova lei, de autoria do deputado Wellington Moura (PRB), foi promulgada em São Paulo, pelo governador João Dória (PSDB). O texto veta o consumo de bebidas alcoólicas nas dependências de postos de gasolina no estado.

A nova lei foi publicada nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial do estado. Com ela, apenas será permitido o consumo de bebidas alcoólicas no interior das lojas de conveniência ou fora da pista de abastecimento.

A lei ainda determina que sejam fixados cartazes em locais de grande visibilidade, informando à população sobre a nova regra. Os cartazes, contudo, devem ser postos por proprietários dos estabelecimentos. Além disso, eles também serão responsáveis por advertir os que se recusarem a cumprir a nova regra, inclusive acionando a força policial, caso seja necessário.

Ademais, os empresários também poderão sofrer penalidades conforme o Código de Defesa do Consumidor, caso sejam flagrados com consumidores descumprindo a nova regra estadual. Entre as penalidades estão: multas, apreensão de produtos, proibição de venda, suspensão da atividade ou interdição do estabelecimento.

A nova lei passa a valer a partir desta quinta-feira. Ela terá, sobretudo, os órgãos estaduais como responsáveis pela fiscalização de cumprimento.

 

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Foto: iStock