‘Parada do Desabafo’ ajuda saúde mental e emocional de caminhoneiros

Depressão está entre as seis maiores causas de afastamentos do trabalho de motoristas de caminhão no INSS

Imagem de capa - ‘Parada do Desabafo’ ajuda saúde mental e emocional de caminhoneiros

Desde julho e dezembro de 2021, o programa social Help FJU está promovendo a “Parada do Desabafo”, uma estrutura de atendimento montada em postos de serviço e outros locais de fácil acesso, em rodovias nos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, para ajudar a saúde mental e emocional dos caminhoneiros.

De acordo com a Comissão de Saúde Mental da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a profissão de caminhoneiro oferece grande potencial de problemas de ordem psicológica, em decorrência de fatores como a violência nas vias, a hora marcada para a entrega da carga, o risco de acidentes, a distância de casa e a solidão. Por essa razão, a depressão está entre as seis maiores causas de afastamentos do trabalho de motoristas de caminhão profissionais no INSS.

Na “Parada do Desabafo”, os voluntários ficam disponíveis para ouvir e oferecer aconselhamento a motoristas em situação de vulnerabilidade emocional, e que estão suscetíveis ao estresse, à depressão e à ansiedade.

Cadu Souza, responsável nacional pelo Help FJU explica que o objetivo da ação é proporcionar uma “escuta ativa” para que o caminhoneiro se sinta acolhido. “Na sua grande maioria, eles relatam que sofrem com o preconceito e a solidão. E a pressão por metas e prazos faz com que eles tenham dificuldade para dormir, além de fazerem uso de entorpecentes para se manterem acordados”, conta.

Cada motorista é atendido individualmente e com conforto. Todos os protocolos sanitários são observados. A estimativa dos organizadores é que, a cada dia de ação, 250 motoristas sejam assistidos.

“Muitos [caminhoneiros] têm uma história de vida muito emocionante. Trabalham duro pensando no futuro dos seus filhos e fazem de tudo para ser um exemplo para sua família, mesmo não estando tão presentes”, relata a voluntária Carolaine Franco Normano, pedagoga de 23 anos de idade.

Mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus, o projeto Help FJU tem por objetivo promover a vida e o bem-estar da sociedade. Organiza eventos e ações de conscientização sobre a importância da saúde mental, disponibilizando voluntários para atendimento online e presencial. Em 2020, o programa social beneficiou 2,5 milhões de pessoas.

A “Parada do Desabafo” é uma parceria do programa Help FJU com o Instituto CCR. Veja a programação da iniciativa:

São Paulo

30/7 – CCR SPVias – ação itinerante
Rod. Raposo Tavares, 1 – Km 140 – Cerrado, Alambari
Horário: das 10h às 15h

Paraná

29/7 – CCR RodoNorte – posto fixo
Km 548 da BR 376 – região da Colônia Witmarsum (sentido Curitiba)
Horário: das 13h às 17h

Rio Grande do Sul

28/7 – BR 101 – KM 23
Três Cachoeiras – Posto SIM
Horário: das 10h às 17h

25/8 – BR 290 – KM 69
Gravataí Free Way – Posto SIM
Horário: das 9h às 18h

22/9 – BR 386 – KM 357
Estrela – Posto SIM
Horário: das 10h às 17h

20/10 – BR 290 – KM 69
Gravataí Free Way – Posto SIM
Horário: das 9h às 18h

24/11 – BR 386 – KM 357
Nova Santa Rita – Posto SIM
Horário: das 9h às 17h

15/12 – BR 290 – KM 69
Gravataí Free Way – Posto SIM
Horário: das 9h às 18h

imagem do author
Colaborador

UNIcom / Fotos: Cedidas