Para escapar do crime, jovens que estão cumprindo medida socioeducativa aprendem como ganhar dinheiro honestamente

Cerca de 5 milhões de jovens entre 14 e 24 anos estão desempregados no país, aponta o IBGE.

Imagem de capa - Para escapar do crime, jovens que estão cumprindo medida socioeducativa aprendem como ganhar dinheiro honestamente

Uma iniciativa do programa social Universal no Socioeducativo (USE) tem ajudado jovens infratores do estado do Paraná a se prepararem para o mercado de trabalho. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 5 milhões de jovens entre 14 e 24 anos estão desempregado no país.

Os voluntários do USE têm ensinado aos internos algumas profissões muito procuradas, como montador de móveis e artefatos de madeira, chapeiro, instalação de box de banheiro, entre outras. Segundo o portal Salário – site especializado no mercado de trabalho – a faixa salarial dessas profissões pode variar de R$1.300 a R$ 2.200,00 com registro em carteira de trabalho, atingindo ganhos superiores para os autônomos.

As ações estão acontecendo nos Centros de Socioeducação (CENSE) de São Francisco em Piraquara, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande. Cerca de 120 jovens são beneficiados.

Segundo o diretor do Cense Fazenda Rio Grande, Alex Sandro da Silva, preparar esses adolescentes para o mercado de trabalho é a melhor forma de ressocializá-los. “Todos eles têm sonhos e projetos para serem alcançados. Mostrar a eles que é possível alcançar suas metas sem se envolver com o crime, é o nosso objetivo. Só temos a agradecer por esse importante e valoroso apoio que a USE está dando para essa juventude”, disse Alex.

Para o responsável do programa social no estado, Maurício Silva, os ofícios que estão sendo ensinados poderão trazer para os adolescentes, além de conhecimento, uma independência financeira. “Eles têm a oportunidade de se tornarem seus próprios patrões, assim como são a maioria dos nossos voluntários”, explicou Maurício.

Atividades de férias

Além das oficinas, a USE também está oferecendo atividades de férias (esporte e cultura) para Internos das unidades socioeducativas de todo Brasil. O objetivo é ocupar o tempo ocioso dos adolescentes com programações que ajudem na ressocialização dos mesmos.

imagem do author
Colaborador

UNIcom