Pão: Símbolo de vida, comunhão e fé
Entenda o significado desse alimento e saiba como participar da Bênção da Família com o Partir do Pão no dia 25 de dezembro
Uma mistura simples de farinha e água, assada sobre pedras quentes e, provavelmente, coberta por cinzas, tornou-se aos poucos o alimento universal. Desde os primórdios da Humanidade, o pão acompanha a história do homem. Em todas as culturas, o pão está presente como sustento básico e como símbolo de partilha.
Não é de se admirar que o Senhor Jesus tenha escolhido justamente o pão para simbolizar a Si mesmo. O pão, em sua simplicidade, carrega um profundo significado espiritual: ele representa o ato de compartilhar e de unir. Ao partirmos o pão, reafirmamos nossa comunhão com Ele e uns com os outros.
O pão como expressão de comunhão 
Em diversas passagens bíblicas, o pão aparece como algo que vai além do alimento cotidiano: ele é símbolo de unidade, partilha e vida. Partir o pão é um convite para vencer o egoísmo, fortalecer vínculos e viver em verdadeira comunhão.
Na Igreja Universal, aproveitando as festividades de fim de ano, quando família e amigos costumeiramente se reúnem, esse gesto ganha ainda mais sentido com a cerimônia da Bênção da Família com o Partir do Pão. Realizada desde 2021, ela representa um momento de fé e unidade.
Este ano, a reunião realizada no Templo de Salomão, em São Paulo, será transmitida pelo UNIVER Vídeo.
O pão em sete momentos marcantes nas Escrituras Sagradas
O maná no deserto (Êxodo 16)
Ao longo da jornada pelo deserto, Deus enviava diariamente o maná, que era um tipo de pão que descia do céu, para alimentar o povo de Israel. Além de suprir a necessidade física, o maná lembrava que a vida deles dependia da provisão divina.
Elias e a viúva de Sarepta: o pão que não faltou (1 Reis 17:8-24)
Durante uma grande seca, Elias encontrou uma viúva que tinha apenas um pouco de farinha e azeite para preparar o último pão para si mesma e para seu filho. Ao pedir que ela fizesse primeiro um pão para ele, o profeta transmitiu a promessa de Deus: “A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará”.
Ela confiou, obedeceu e o milagre aconteceu, pois o pão nunca faltou em sua casa em todo o período da seca.
Elias fortalecido com o pão (1 Reis 19:4-8)
Desencorajado e escondido, Elias recebeu pão e água trazidos por um anjo. A comida não apenas saciou sua fome, mas lhe devolveu forças e ânimo para continuar.
A Santa Ceia (1 Coríntios 11:24)
Na última refeição com os discípulos, o Senhor Jesus toma o pão, parte-o e afirma: “Isto é O meu corpo que é partido por vós”. Assim, Ele deixou aquele cerimonial como exemplo a ser realizado periodicamente, em memória d’Ele e do Seu sacrifício.
A multiplicação dos pães (Mateus 14:13-21)
Diante da multidão faminta, o Senhor Jesus multiplicou cinco pães e dois peixes e alimentou milhares de pessoas.
No caminho de Emaús (Lucas 24:30-31)
Dois discípulos caminhavam com o Senhor Jesus (ressuscitado), mas não O reconheceram até que Ele partiu o pão à mesa. O gesto revelou Sua identidade.
O Senhor Jesus, o pão que desceu do céu (João 6:48-51)
Jesus declara: “Eu sou o pão da vida. Quem comer deste pão viverá para sempre”. Por isso, o maná apontava e O tipificava, porque Ele é o pão que desceu do céu, não apenas alimento físico, mas sustento eterno para a nossa alma.
Participe da cerimônia na Universal mais perto de você
Este ano, a Bênção da Família com o Partir do Pão ocorrerá em um dia ainda mais especial: 25 de dezembro cairá em uma quinta-feira, dia dedicado à família e quando também acontece a Terapia do Amor.
Para participar, basta preparar um pão e levá-lo para que seja consagrado na reunião especial das 18 horas, na Universal mais próxima de você. Convide parentes, vizinhos e amigos.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo