Panamá: Universal nos Presídios leva alegria e esperança a famílias de detentos  

Programa social atua no Brasil e em mais 53 países 

Imagem de capa - Panamá: Universal nos Presídios leva alegria e esperança a famílias de detentos  

No próximo sábado (23), programa social Universal nos Presídios (UNP) promoverá um dia dedicado às famílias dos reclusos. Segundo os organizadores do evento, a estimativa é que 1,3 mil pessoas participem. No dia, com a ajuda de 100 voluntários, serão oferecidos mil brinquedos, lanches e atividades recreativas às crianças da comunidade Curundú, uma área carente localizada na cidade do Panamá, capital do país.

As mulheres que estiverem presentes poderão participar de uma palestra sobre o câncer de mama, realizada por uma médica voluntária, em alusão ao Outubro Rosa – campanha internacional de prevenção à doença.

A UNP panamenha, além de oferecer apoio aos presos, presta assistência aos seus familiares com doações de roupa, alimentos não perecíveis e kits de higiene.

Márcia Nieto, de 38 anos é uma das beneficiadas pela iniciativa. Além de enfrentar o desemprego, ela tem a responsabilidade de trazer o sustento à sua casa. “Meu marido está preso e eu estou desempregada. Meus filhos não têm nem cama para dormir. Fui abordada por uma das voluntárias [do programa social] na porta do presídio. Após ter conhecimento do que estava passando, a UNP doou 5 cestas básicas e colchões para meus filhos”.

Durante a crise sanitária mundial, além da distância, os familiares dos detentos também enfrentaram a falta de emprego que afeta o país. Em 2020, o Instituto Nacional de Estadística e Censos do Panamá divulgou uma alta de 18,5% na taxa de desemprego, com diferença percentual de 11,4% referente ao ano anterior.

Segundo Rafael Eduardo Jimenez, responsável pelo programa social no país, o evento tem o propósito de oferecer um alívio às famílias dos presos, especialmente os filhos, que sofrem com a situação dos pais. “Devido à pandemia e às restrições impostas, muitas famílias não puderam visitar os reclusos por quase dois anos, o que deixou muitos em constante angústia. E por meio de eventos como este, procuramos levar alegria em meio a tanta dor”, conclui.

Este ano, a Universal nos Presídios no Panamá beneficiou 1.417 famílias de presos com donativos e oferecendo apoio no que necessitavam.

A UNP também oferece apoio aos funcionários das unidades prisionais e às famílias dos detentos em 54 países. O programa social é mantido pela Universal.

imagem do author
Colaborador

UNIcom