Palestras de conscientização sobre câncer de mama alcançaram 18 mil mulheres

Grupo da Saúde Universal promoveu encontros ministrados por especialistas da área da saúde

Imagem de capa - Palestras de conscientização sobre câncer de mama alcançaram 18 mil mulheres

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que 66.280 mil novos casos da doença sejam diagnosticados no Brasil a cada ano entre o período de 2020 e 2022. Com o objetivo de chamar a atenção do público feminino para a importância das medidas de prevenção contra a doença, o programa social do Grupo da Saúde Universal promoveu palestras informativas ministradas por especialistas da área da saúde, durante todo o mês de outubro.

De acordo com o Bispo Eduardo Ribeiro (foto ao lado, à esq.), responsável pelo projeto em todo o País, as palestras têm o propósito de conscientizar às mulheres quanto aos cuidados que elas precisam ter com a sua saúde. “Podem possibilitar a prevenção da doença e um diagnóstico precoce, com chance de até 95% de cura”, ressalta.

A iniciativa aconteceu em todo o Brasil e alcançou aproximadamente 18 mil mulheres. Além disso, as palestras buscam incentivar o exame preventivo de mamografia.

A ginecologista Julia Barbi Melim Marques, explicou em uma das palestras promovidas pelo programa social que “a doença pode ser prevenida por meio de alimentação adequada, atividade física regular e realização periódica de exames preventivos, por exemplo a mamografia”.

A especialista também chama atenção para uma barreira no combate à doença: a desinformação. “Não buscar fontes confiáveis de informação, acreditar que não precisa fazer o exame por não ter histórico de câncer na família ou achar que o exame pode fazer mal, por exemplo, são algumas causas apontadas do porquê as mulheres não sabem mais sobre os riscos que o câncer de mama traz”.

Exames gratuitos

Em São Paulo a ação também contou com a realização de exames de Papanicolau e mamografia promovidos pela deputada estadual Edna Macedo, do Republicanos (foto ao lado). Mais de 250 mulheres realizaram os exames preventivos de forma gratuita. A ação foi prestigiada pelo vereador André Santos (Republicanos), a apresentadora do “Hoje em Dia”, Renata Alves, e a escritora Nanda Bezerra.

“É muito grande a importância de políticos como a deputada Edna Macedo no evento. Ela é madrinha do Grupo da Saúde e, por meio dela, as pessoas mais carentes têm oportunidade de fazer esses exames. Além disso, a presença das celebridades enriquece o evento, dão maior visibilidade”, completou o Bispo Eduardo.

Todos estes cuidados foram importantes para a analista financeira Cristiane Rosa de Oliveira Melo, de 47 anos, que participou da palestra em São Paulo. “Tive vários esclarecimentos de como me cuidar melhor e sobre a saúde da mulher. Fazer a mamografia anualmente foi um deles, pois pode acontecer de não ser possível detectar o início do câncer com o autoexame. Também aprendi sobre a importância de buscar orientação junto a um especialista para evitar certos desconfortos, como os causados pela menopausa”, explica.

Saiba mais no vídeo abaixo:

O Grupo da Saúde Universal atua desde 2018 e promove também rodas de conversa e palestras para profissionais dos hospitais. Ademais, acompanhe os eventos e ações na página oficial do Facebook e perfil no Instagram.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Demétrio Koch - Reprodução