Rede aleluia
Palestras de conscientização sobre câncer de mama alcançaram 18 mil mulheres
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 25 de Outubro de 2021 - 17:07


Palestras de conscientização sobre câncer de mama alcançaram 18 mil mulheres

Grupo da Saúde Universal promoveu encontros ministrados por especialistas da área da saúde

Palestras de conscientização sobre câncer de mama alcançaram 18 mil mulheres

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que 66.280 mil novos casos da doença sejam diagnosticados no Brasil a cada ano entre o período de 2020 e 2022. Com o objetivo de chamar a atenção do público feminino para a importância das medidas de prevenção contra a doença, o programa social do Grupo da Saúde Universal promoveu palestras informativas ministradas por especialistas da área da saúde, durante todo o mês de outubro.

De acordo com o Bispo Eduardo Ribeiro (foto ao lado, à esq.), responsável pelo projeto em todo o País, as palestras têm o propósito de conscientizar às mulheres quanto aos cuidados que elas precisam ter com a sua saúde. “Podem possibilitar a prevenção da doença e um diagnóstico precoce, com chance de até 95% de cura”, ressalta.

A iniciativa aconteceu em todo o Brasil e alcançou aproximadamente 18 mil mulheres. Além disso, as palestras buscam incentivar o exame preventivo de mamografia.

A ginecologista Julia Barbi Melim Marques, explicou em uma das palestras promovidas pelo programa social que “a doença pode ser prevenida por meio de alimentação adequada, atividade física regular e realização periódica de exames preventivos, por exemplo a mamografia”.

A especialista também chama atenção para uma barreira no combate à doença: a desinformação. “Não buscar fontes confiáveis de informação, acreditar que não precisa fazer o exame por não ter histórico de câncer na família ou achar que o exame pode fazer mal, por exemplo, são algumas causas apontadas do porquê as mulheres não sabem mais sobre os riscos que o câncer de mama traz”.

Exames gratuitos

Em São Paulo a ação também contou com a realização de exames de Papanicolau e mamografia promovidos pela deputada estadual Edna Macedo, do Republicanos (foto ao lado). Mais de 250 mulheres realizaram os exames preventivos de forma gratuita. A ação foi prestigiada pelo vereador André Santos (Republicanos), a apresentadora do “Hoje em Dia”, Renata Alves, e a escritora Nanda Bezerra.

“É muito grande a importância de políticos como a deputada Edna Macedo no evento. Ela é madrinha do Grupo da Saúde e, por meio dela, as pessoas mais carentes têm oportunidade de fazer esses exames. Além disso, a presença das celebridades enriquece o evento, dão maior visibilidade”, completou o Bispo Eduardo.

Todos estes cuidados foram importantes para a analista financeira Cristiane Rosa de Oliveira Melo, de 47 anos, que participou da palestra em São Paulo. “Tive vários esclarecimentos de como me cuidar melhor e sobre a saúde da mulher. Fazer a mamografia anualmente foi um deles, pois pode acontecer de não ser possível detectar o início do câncer com o autoexame. Também aprendi sobre a importância de buscar orientação junto a um especialista para evitar certos desconfortos, como os causados pela menopausa”, explica.

Saiba mais no vídeo abaixo:

O Grupo da Saúde Universal atua desde 2018 e promove também rodas de conversa e palestras para profissionais dos hospitais. Ademais, acompanhe os eventos e ações na página oficial do Facebook e perfil no Instagram.


Palestras de conscientização sobre câncer de mama alcançaram 18 mil mulheres
  • Rafaella Rizzo / Fotos: Demétrio Koch - Reprodução 


reportar erro