Palestra já ensinou 24 mil idosos a fugir do endividamento

Programa social Calebe orienta pessoas dessa faixa etária contra fraudes. Crédito consignado de aposentados e pensionistas chega R$ 138,7 bi

Imagem de capa - Palestra já ensinou 24 mil idosos a fugir do endividamento

A “Campanha dos Direitos dos Idosos Aposentados e Pensionistas” realizada pelo programa social Calebe – programa social mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus – apenas no mês de janeiro de 2020, beneficiou mais de 24 mil pessoas da terceira idade pelo Brasil. Esse tipo de iniciativa é importante em decorrência da vulnerabilidade econômica que atinge pessoas dessa idade.

Idosos que desconhecem seus direitos são vítimas fáceis de instituições financeiras, de golpistas e até de familiares mal-intencionados.

Para levar informações que podem organizar a vida econômica das pessoas dessa faixa etária, o grupo Calebe realizou o evento por todo o Brasil, oferecendo palestras e atendimento jurídico de profissionais de diversas áreas, como advogados e contadores.

A advogada Elisângela Pimentel, especializada em previdência privada e voluntária do grupo Calebe, tem prestado assistência aos idosos na cidade de Manaus (AM). “Na palestra, estavam presentes aposentados que foram vítimas de fraudes, roubo e estelionato. Eles recebem ligações, e espontaneamente, dão suas informações pessoais. Isso acontece por falta de conhecimento”, relata.

O assédio de instituições financeiras aos idosos aumenta a cada ano, e as dívidas de aposentados e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no crédito consignado atingiu a maior patamar na história, chegando a R$ 138,7 bilhões em dezembro, de acordo com o Banco Central (BC).

Vítima de abuso financeiro

Além de empréstimos consignados, os aposentados e pensionistas possuem dívidas no cheque especial e no cartão de crédito. Além dos casos em que os idosos são obrigados a ceder devido a ameaça de abandono por parte de familiares e parentes.

Envelhecer com dignidade é um direito do ser humano, e o Calebe tem auxiliado a terceira idade por meio do projeto Incluso, que procura cuidar da parte social do idoso, ensinando sobre os seus direitos e como proceder em situações que ele pode ter danos. As ações e palestras do programa social acontecem em todo país onde existe o trabalho do grupo.

“Esse trabalho é importante porque visa a conscientização, principalmente em situação de abuso físico, psicológico, financeiro, aonde muitos sofrem calados e necessitam de um amparo”, conclui a advogada.

imagem do author
Colaborador

UNIcom