Palestra alerta sobre depressão entre profissionais da saúde

Rodeados por doenças, perdas e mortes, médicos e enfermeiros sofrem em silêncio

Imagem de capa - Palestra alerta sobre depressão entre profissionais da saúde

O Grupo da Saúde (GSU), programa social mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus, promoveu uma palestra de conscientização e prevenção à depressão, no Hospital Municipal Doutor Arthur Ribeiro de Saboya, localizado na Zona Sul de São Paulo. O evento que aconteceu dia 14/11 teve como objetivo valorizar aqueles que cuidam da saúde da população. Os voluntários também distribuíram livros sobre o tema aos presentes.

“Nascemos Depressivos” foi o tema da palestra ministrada pelo neurocientista Igor Duarte. “Os profissionais de saúde são mais vulneráveis [à depressão] pois estão rodeados por doenças, perdas e morte. Sem apoio, esses profissionais tendem a entrar no caminho sem volta das drogas ou desenvolver problemas de comportamento como a ansiedade generalizada e a depressão”, explica o pesquisador.

Para a professora e preceptora de enfermagem Denise Alves, devido à carga horária de trabalho, o profissional da saúde não tem tempo nem de cuidar dele mesmo, e acaba sofrendo em silêncio. “É importante que tenha essa abordagem para saber que existe uma saída, que existe alguém que trata dele, de tirar aquele estigma de vergonha, do medo e começar a pensar nele mesmo”, explicou.

“A palestra foi incrível, os profissionais se sentem acolhidos, olhados e abraçados”, concluiu.

Na oportunidade, foi oferecido um coffee break, e ao final da ação, foram distribuídos exemplares do livro “Depressão – É hora da revanche!”, de Chrissy B., para os presentes.

imagem do author
Colaborador

UNIcom