Pais presentes, brigas ausentes 

Depois de 23 alunos serem presos por causa de brigas em escola, pais se unem para ajudar a promover um bom ambiente no colégio dos filhos

Imagem de capa - Pais presentes, brigas ausentes 

40 pais da escola de Southwood, em Shreveport, no estado de Louisiana, se uniram para formar o grupo “Dads on Duty”, (Pais de Plantão, em tradução livre). Eles vão ao colégio de Ensino Médio norte-americano para promover um bom ambiente escolar.

Eles se revezam para cumprimentar os alunos no início das aulas para incentivá-los a manter a ordem e paz na escola, dar broncas quando necessário e para fazer piadas e brincadeiras como todo pai costuma fazer.

A iniciativa dos pais aconteceu depois de uma semana bastante violenta no colégio. Em três dias,  23 alunos foram presos por causa de brigas escolares. 

Nenhum dos pais possui algum diploma ou especialização em segurança e/ou justiça, mas todos possuem algo que já faz toda diferença: a formação de vida. 

“Nós somos pais. Decidimos que as melhores pessoas que podem cuidar de nossos filhos são quem? Somos nós”, disse Michael LaFitte, que iniciou o Dads on Duty, em entrevista ao canal CBS News.

A iniciativa dos pais já tem gerado frutos na escola. Em entrevista ao canal americano, um aluno apontou que sentiu “imediatamente uma forma de segurança”.

Outro aluno ainda destacou que as brigas começaram a cessar. “Paramos de brigar. As pessoas começaram a ir para a aula”, disse. 

Pais presentes

A atitude dos pais e o resultado alcançado na escola mostram o quanto é importante que a figura paterna esteja presente na vida de crianças e adolescentes.

Contudo, infelizmente, a sociedade tem tentado apagar a figura paterna e sua importância para o desenvolvimento das crianças. 

Recentemente, Renato e Cristiane Cardoso dedicaram uma edição do programa The Love School – A Escola do Amor, exibido pela Record TV, para falar sobre o assunto.

Renato destacou que “quando uma criança tem que crescer sem o convívio familiar com o pai, fica aquela lacuna” e que, embora a mãe tente preencher “nunca vai conseguir fazer o que o pai teria de fazer, se estivesse presente”.

Cristiane destacou ainda que a ausência do pai causa questões mal resolvidas. “Ela cresce, se torna um adulto com essas questões mal resolvidas dentro dela e, por muitas vezes, ela diz que não fez falta, ela fica com essa questão dentro dela”.

Por isso, é importante que as famílias prezem pela presença do pai na vida das crianças. “Não estamos advogando que o casal fique junto só por causa do filho, mas que fique junto por causa do filho, mas também por causa um do outro e trabalhe para que o casamento seja bom. Não é só estar juntos se tolerando até que os filhos cresçam. Isso também pode não criar um clima positivo dentro de casa”, disse Renato.

Pais e filhos

O relacionamento entre pais e filhos reserva grandes desafios. Muitas vezes, pais não sabem como agir e filhos não sabem como lidar com seus pais.

Por isso, todos os domingos, Renato e Cristiane Cardoso realizam essa palestra especial destinada aos pais e filhos, no Templo de Salomão. Se você deseja aprender a melhorar seu relacionamento familiar, participe! A palestra do casal acontece sempre às 9h30, na Avenida Celso Garcia, 605, no Brás, São Paulo.

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Foto: Reprodução e iStock