Pais devem buscar amor ou respeito dos filhos?

A diferença entre desejo e necessidade na criação dos filhos

Imagem de capa - Pais devem buscar amor ou respeito dos filhos?

A especialista em finanças e comportamento Patrícia Lages traz uma reflexão importante sobre a relação entre pais e filhos: será que os pais devem priorizar o amor dos filhos ou o respeito deles?

Entenda:

Muitas vezes, na tentativa de estreitar os laços com os filhos, alguns pais acabam confundindo desejo com necessidade, comprometendo a hierarquia familiar e tornando a convivência ainda mais desafiadora.

Para ilustrar essa questão, Patrícia compartilha a história de Thiago e Helena* – pais de Maria Eduarda* (*nomes fictícios), uma adolescente de 15 anos que passou por uma mudança radical de comportamento. Antes carinhosa e alegre, agora vive trancada no quarto, grita com os pais e responde com explosões de raiva.

Sem saber como lidar com a situação, cada um seguiu um caminho diferente:

  • O pai, Thiago, optou por ignorar a filha, acreditando que, sem atenção, o “showzinho” dela acabaria.
  • A mãe, Helena, decidiu tentar conquistar a filha a qualquer custo, insistindo em declarações de amor e pedindo desesperadamente que ela retribuísse o carinho.

O resultado? Um lar em conflito, sem harmonia e sem direção.

O que os pais realmente precisam?

Segundo o terapeuta Felipe Trofino, citado por Patrícia, o que os pais realmente precisam não é do amor dos filhos, mas do respeito e da admiração. Ele explica que o amor é um sentimento sofisticado, que se desenvolve a partir de outros sentimentos anteriores, como o respeito e a admiração.

Ou seja, se os filhos não respeitam ou admiram os pais, dificilmente conseguirão amá-los de verdade.

Se os pais:

  • Assumem o papel de líderes dentro de casa, impondo limites e orientando os filhos, eles conquistam respeito e admiração.
  • Se tornam ausentes ou imploram por amor, perdem essa autoridade e criam um ambiente desestruturado.

Quando a hierarquia familiar é rompida, os filhos começam a ditar as regras e a controlar os pais emocionalmente. Isso os coloca em uma posição de poder para a qual não estão preparados, gerando insegurança e conflitos ainda maiores.

O papel dos pais não é ser “amigo” dos filhos, mas, sim, líderes e responsáveis pela educação deles, garantindo que cresçam com maturidade e valores sólidos.

A restauração da família começa pela base:

Se você enfrenta dificuldades dentro da sua casa e sente que sua família precisa de uma transformação, saiba que há esperança. Nenhuma situação é irreversível quando colocamos nossa casa nas mãos de Deus.

Por isso, você está convidado para um momento especial:

Grande Evento: “A Família ao Pé da Cruz”

Local: Mercado Livre Arena Pacaembu

Data: Sexta-feira Santa, 18 de abril

Horários: 10h e 17h

Será uma oportunidade única para consagrar sua família e buscar restauração e paz para seu lar. Convide seus familiares, principalmente aqueles que relutam em ir à igreja. Este pode ser o momento de mudança que sua casa precisa.

 

 

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock