Os vícios o levaram a morar nas ruas

Conheça o testemunho de Tiago da Silva, que recebeu uma chance para recomeçar quando já tinha desistido da vida

Imagem de capa - Os vícios o levaram a morar nas ruas

O autônomo Tiago Rodrigo da Silva, de 36 anos, conta que viu sua vida chafurdar na lama há alguns anos. Nascido e criado no bairro da Bela Vista, na cidade de São Paulo, ele explica que sua infância foi marcada por discussões entre seus pais. “Meu pai era muito rígido, mas bebia e, por isso, brigava com a minha mãe. Eu queria fazer alguma coisa, mas não podia fazer nada. Jurei para mim mesmo que nunca beberia”, enfatiza.

Entretanto, aos 15 anos, ele quebrou a promessa que tinha feito a si mesmo. “Eu passei a fumar e a beber. Lembro que saía do trabalho e ia beber para chegar em casa e só dormir para não ouvir as brigas. Eu queria me desligar da situação”, diz.

Tiago revela que chegou um ponto em que a bebida já não era suficiente e, então, ele se envolveu com as drogas. Nesse período, ele trabalhava em um restaurante e sua relação com a família ficou insustentável por causa do vício.

“Eu roubava pertences de amigos e familiares para comprar drogas e apanhava do meu pai. Em 2013 saí de casa e fui morar em um quartinho no fundo do restaurante, mas um ano depois fui demitido e tive que sair de lá”, recorda.
Enquanto ainda trabalhava, ele passou a se relacionar com a auxiliar de confeitaria Jaqueline Souza, de 37 anos.

Com o despejo de Tiago, eles decidiram alugar uma casa para morar juntos. “Em três anos nós passamos por diversas casas de aluguel, pois não conseguíamos pagar. Eu vivia bêbado e drogado. Eu fazia as pessoas sorrirem, mas por dentro eu era triste. Na última casa em que fomos despejados, troquei até as lâmpadas por drogas. Também troquei os móveis, que minha esposa comprou com sacrifício, por crack e cocaína.”

A filha do casal nasceu em 2017. Quando ela completou três meses, Tiago foi morar nas ruas. “Virei andarilho na Praça da Sé. Eu dormia de dia e andava à noite. Apanhei muito nas ruas, pois, quando drogado, eu praticava furtos”, conta.

Tiago permaneceu nas ruas por cerca de um ano, até que encontrou um antigo conhecido que ofereceu uma oportunidade para que ele trabalhasse em um estacionamento em São Bernardo do Campo, no Grande ABC.

Entretanto ele furtava o local por causa das drogas e em pouco tempo foi despejado. “Eu era mentiroso, enganador e me achava esperto por isso. Já cheguei a vender alimentos de casa para conseguir comprar drogas. Contava muitas histórias tristes para pedir dinheiro para as pessoas. Era tudo mentira. Pelo crack e pela cocaína, eu furtava e roubava. As drogas me tiraram tudo”, revela.

Uma porta aberta
Em 2018, caminhando sem rumo pelas ruas de São Bernardo do Campo, Tiago entrou em uma Igreja Universal. “Ali eu fui ajudado pelo projeto Anjos da Madrugada e saí me sentindo diferente e esperançoso. Já não quis ficar nas ruas e procurei um albergue. Depois de frequentar pouco tempo a Universal e obedecendo ao que o homem de Deus falava, fiquei completamente livre das drogas. O meu caráter foi transformado e decidi reconquistar minha família.”

Com a mudança na vida de Tiago, Jaqueline deu mais uma chance a ele. “Eu não o perdoei imediatamente, mas vi sua grande mudança. Passei a frequentar a Universal pelo testemunho dele, nos casamos e temos uma vida nova e abençoada”, diz ela.

Hoje a família segue restaurada. Tiago pediu perdão aos pais e cultiva um bom relacionamento com eles. “Sou feliz e tenho paz em meio às lutas. Sou grato a Deus por tudo que Ele fez em nossas vidas. A minha força vem do Alto e essa é a garantia de que o passado ficou para trás”, finaliza Tiago.