Os seus filhos são felizes?
A Bíblia afirma que isso é resultado do caráter do homem íntegro. Você o possui?
Você confiaria em uma pessoa irresponsável ou desonesta? E se ela fosse seu pai? É fácil concluir que a resposta para ambas as perguntas é: não. Isso porque todo ser humano tem um senso de justiça e espera atitudes adequadas da parte do seu próximo, independentemente de quem seja. E a expectativa em relação àquele que deve ser seu exemplo não é menor, pelo contrário.
A figura paterna é essencial na formação de valores e uma influência direta para o bom desenvolvimento dos filhos. Mas muitos homens, em vez de assumirem essa grande responsabilidade, tornam-se motivo de decepção e desconfiança para os que os amam, por conta do seu comportamento desonroso e de suas decisões desmoralizantes. A falta de compromisso ou de honestidade deles atesta seu caráter duvidoso e, por isso, nem seus filhos validam a sua palavra ou sentem-se seguros ao seu lado.
Pense no quão triste é não poder seguir as instruções de seu pai porque são incoerentes e problemáticas. É por essa razão que muitos filhos crescem desorientados ou guiados por influências erradas e escolhas nocivas à sua própria felicidade.
O efeito do homem justo
Em oposição à condição exposta acima, o homem íntegro é considerado digno de confiança, pois vive na verdade, cumpre sua palavra e honra seus compromissos. Os seus filhos, por observarem justiça em seu caráter, o reconhecem como um bom exemplo e os seus ensinamentos como um caminho certo a seguir e que lhes trará, como resultado, êxito ao longo de toda a vida.
Somente o homem reto tem competência para assegurar o bem-estar da sua família e a autoridade necessária para conduzi-la rumo a uma vida de justiça. E é exatamente por esse diferencial que o justo oferece que a Palavra de Deus o define como fonte de alegria para os seus filhos, como está escrito em Provérbios 20:7 (NVI): “O homem justo leva uma vida íntegra; como são felizes os seus filhos”.
Quer dar alegria aos seus filhos? Seja um exemplo
Em algum momento você decepcionará alguém, afinal, como ser humano, todo homem tem falhas e imperfeições. Se apoiar nessa desculpa, porém, é uma decisão estúpida, pois todos têm possibilidade de assumir um caráter íntegro, digno e de se tornar um exemplo.
Como isso é possível?
Uma dica eficaz é reproduzir a índole do Senhor Jesus, assim como o apóstolo Paulo fez e está citado em 1 Coríntios 11:1: “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo”. Dessa forma, além de definir um padrão alto para si mesmo e evitar decepcionar as pessoas que o cercam, você aprenderá a ter um caráter excelente, de temor a Deus. Se outros homens mentirem, você escolherá a verdade. Se os demais enganarem ou adulterarem, você será fiel; se forem violentos, você será pacífico. Se falarem palavrões, você terá um vocabulário puro.
Esses princípios, apesar de simples, podem torná-lo uma referência no trabalho ou onde quer que esteja. E, se “o exemplo arrasta”, todos, principalmente os da sua casa, o terão como um espelho. Os seus filhos seguirão com alegria os seus ensinamentos e replicarão a justiça de seu caráter em suas próprias vidas, garantindo, assim, um futuro feliz e de boas colheitas.
Intellimen
Quer ser um homem melhor? Acesse o site intellimen.com ou, no Instagram, @intellimen e saiba mais informações sobre as palestras.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!