Os filhos cresceram e as consequências chegaram
A oitava temporada da série Reis, da Record TV, estreia nesta semana e promete conflitos, drama, ação, plot twists e romance
É comum que muitos acreditem na falácia de que se arrepender dos pecados anula toda e qualquer consequência deles no futuro. Os erros sempre trarão algum resultado. Esta é a síntese da oitava temporada da série Reis, a superprodução da Record TV, que estreia nesta segunda-feira, 17 de julho, intitulada A Consequência.
Os capítulos da temporada anterior exibiram as inclinações de Davi (Cirillo Luna) e o adultério cometido por ele com Bateseba (Paloma Bernardi), o que levou Urias (Roger Gobeth) a um fim trágico.
Os novos episódios mostrarão que o pecado, mesmo depois de perdoado por Deus em razão do sincero arrependimento por parte do rei de Israel, traz consequências, como está profetizado em 2 Samuel 12.10: “Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto Me desprezaste…”

A oitava temporada tem início 15 anos depois dos últimos acontecimentos da sétima. “Os filhos de Davi (agora interpretado por Petrônio Gontijo) cresceram e as consequências do pecado dele chegaram. (…) Davi, sabendo que seus filhos pagarão por seu pecado, faz de tudo para apaziguá-los, agradá-los e uni-los, mas, quanto mais ele se esforça, mais eles usam o seu amor contra ele mesmo”, resume a autora de Reis, Cristiane Cardoso. E que consequências são essas? Violência, traição, vergonha e humilhação, além de toda a desunião familiar.
A conduta do rei
É hora de pagar a conta e Davi arcará com todas as consequências de forma exemplar. “As reações de Davi mostram o quanto ele não estava no poder porque queria, mas porque obedeceu, eque , quando esse poder é ameaçado pelo próprio filho (Absalão, interpretado por Ricky Tavares), ele foge para não ter que enfrentá-lo. A realidade é que ele se sujeita às consequências do seu pecado com dor, mas humildade. Em nenhum momento ele se julga injustiçado, mesmo que seja isso que ele viverá para o resto de sua vida. Mas, diferentemente da época de Saul, essas injustiças foram causadas por ele mesmo”, diz Cristiane.
Uma das cenas mais delicadas da nova fase está descrita no capítulo 13 de 2 Samuel, e será protagonizada por Tamar (Esther de Oliveira). A única filha mulher do rei, filha de Maaca (Michelle Martins), sofrerá uma terrível crueldade por parte de seu meio-irmão, o primogênito Amnon (Luckas Moura), filho de Ainoã (Raquel Anastásia).

“Essa cena foi escrita como está na Bíblia para que pudéssemos mostrar a humilhação, a dor e a injustiça que é para uma mulher ser violentada, mas não será mostrado o ato em si. Foi doloroso escrever essa parte da história de Davi, mas sei que ela vai ajudar muitas pessoas a entenderem o que está por trás de tanta violência que ainda existe nos dias atuais”, cita Cristiane ao explicar como foi retratar essa consequência.
Davi não será conivente com o acontecimento e se decepcionará com seus filhos, mas, consciente de sua própria culpa, não se voltará contra seus descendentes. Cristiane declara que essa será a principal lição a ser aprendida nesta temporada: “aceitar as consequências de suas escolhas, em vez de ficar jogando a culpa delas nos outros, como Davi, que aguentou tudo fielmente e fez o que poderia fazer, que foi ser um bom pai, e dar aos filhos não só um exemplo de humildade como o de perdoar”.
Prepare-se: spoilers
Se você prefere ser surpreendido em cada cena, pode parar a leitura por aqui porque a autora deu alguns spoilers importantes. “Na oitava temporada já vamos conhecer Salomão (Arthur Valadares) com seus 15 aninhos, inseguro por ser filho da mulher que toda Israel conheceu como adúltera por causa do pecado de Davi e, por isso, a pessoa menos provável para ser sucessor do pai. E, já aos 20 aninhos, ele começa a viver o seu primeiro romance, baseado em Cantares”, adianta.
Além disso, em A Consequência, a narradora da trama, Ingrid Conte, que até então era uma personagem desconhecida do público, entra no enredo dos reis de Israel como a esposa de um dos monarcas mais famosos daquela nação.
Como é de se esperar, esta é a última temporada em que o homem segundo o coração de Deus estará presente e Cristiane conta que “quando Salomão é ungido rei diante de todo Israel, vamos nos despedir de Davi da forma mais linda que uma pessoa poderia se despedir”.
Então, acompanhe os últimos anos de reinado desse que se tornou o maior rei de todos os tempos e serviu de exemplo para os demais monarcas que fizeram o que era reto aos olhos do Senhor. Assista à série Reis de segunda a sexta-feira, a partir das 21 horas, pela Record TV ou pela plataforma de streaming Univer Vídeo.
Laís Klaiber / Fotos: Ulisses Netto/divulgação
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo