“Os Dez Mandamentos, o Filme” é exibido em presídios e hospital

Veja como tem sido a repercussão desse longa-metragem que conquistou o País

Imagem de capa - “Os Dez Mandamentos, o Filme” é exibido em presídios e hospital

Recentemente, detentos de alguns presídios espalhados pelo País, bem como funcionários, voluntários, enfermeiros e médicos de um hospital na grande São Paulo, tiveram a oportunidade de assistir “Os Dez Mandamentos – O Filme”.

O longa-metragem, que saiu há algum tempo de cartaz dos cinemas, foi exibido dentro do sistema carcerário de mais três estados e no Hospital Geral de Carapicuíba, em São Paulo.

As sessões foram realizadas com a participação de integrantes dos grupos de evangelização em presídios e em hospitais, que se empenharam para que o filme chegasse a essas pessoas como uma forma de levar a Palavra de Deus a todos.

Nos locais onde houve a exibição, como era de se esperar, a história provocou momentos de reflexão entre os espectadores.

Hospital

Os voluntários do grupo de hospital, acompanhados pelo pastor Lázaro Nazaré Pedro -, coordenador do trabalho evangelístico nas unidades de saúde em todo o estado de São Paulo -, estavam bastante animados em Carapicuíba.

Com a sala cheia, dezenas de pessoas assistiram ao filme e, ao término, descreveram a ­impressão que tiveram:

“A melhor cena foi a parte da abertura do Mar Vermelho, além daquele momento em que Deus escreve as tábuas da lei”, disse Aparecido Camargo, um dos profissionais presentes.

“O mais interessante foi a revolta do povo hebreu que usou a fé para sair da escravidão”, disse Aparecida dos Santos, acrescentando: “Quando Moisés estendeu o cajado e o Mar Vermelho se abriu, eu vi o poder de Deus!”, contou, emocionada.

Para Caroline Aparecida da Silva Araújo (foto acima, junto ao pastor Lázaro), diretora e coordenadora da pastoral e Serviços de Atendimento ao Usuário- SAU (foto), o filme foi muito interessante, sem contar a importância do conteúdo, disse, agradecendo ao pastor pelo incessante trabalho evangelístico realizado pelos voluntários da Universal.

Presídios

Já nos presídios, a exemplo do sul do país – mais especificamente no estado do Rio Grande do Sul -, a exibição do filme tem sido gradativa, ou seja, à medida que a administração penitenciária vai autorizando, os responsáveis pelo trabalho da Universal por lá vão agendando, como a ocorrida na Penitenciária Estadual de Charqueadas, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, capital, onde também foram entregues kits de higiene pessoal e livros (foto ao lado).

Para o responsável do grupo de evangelização nos presídios do estado, pastor Demétrio Fernandes, o que os move a entrar dentro das casas prisionais é justamente o chamado do próprio Senhor Jesus.

De acordo com ele, é muito gratificante ver em um indivíduo – esquecido e desprezado por todos e desacreditado da sociedade -, o despertar da fé que o faz dar a volta por cima.

“Não há salário que pague ver a transformação total de uma vida. Quando testemunhamos um presidiário sendo transformado, é como se estivéssemos testemunhando o primeiro milagre do Senhor Jesus: a transformação da água para o vinho”, relatou.

Mato Grosso do Sul

Em outro presídio, agora no município da região centro-oeste, em Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul, o filme foi exibido pela primeira vez na Colônia Penal Agrícola da cidade. Aproximadamente 130 detentos puderam assistir ao filme.

Alguns voluntários da Universal estiveram presentes para dar total apoio ao momento, que, antes do início da sessão – regada a pipoca, salgadinhos e refrigerantes -, contou com uma oração especial do pastor responsável pelo trabalho, Sebastião Cardoso Pimenta, que, na ocasião, adiantou: “outros presídios também terão essa mesma oportunidade, estamos verificando com os diretores as melhoras datas e os melhores locais.”

Bahia

No estado da Bahia o filme já foi exibido em algumas unidades prisionais, a exemplo do Conjunto Penal de Feira de Santana (município situado a pouco mais de 100 quilômetros da capital, Salvador), onde durante todo o mês de julho – por se tratar de um presídio muito grande, com aproximadamente 1.700 detentos – estão acontecendo sessões gradativas.

Ao total são seis unidades, somente dentro desse presídio, dentre as quais centenas de detentos já assistiram ao filme.

“Nosso objetivo é levar e expandir a Palavra de Deus a todos os detentos, haja vista ser o filme uma mostra clara e evidente do poder transformador de Deus. Note que, inclusive, o próprio governo do estado – por meio do trabalho que realizamos nas unidades da capital, bem como dos resultados obtidos na vida dos detentos que assistiram ao filme -, nos deu, oficialmente, acesso total para o exibirmos em todo interior baiano”, garantiu o bispo Sérgio Simplício, responsável pelo trabalho de evangelização em presídios da Universal na Bahia.

Se você deseja fazer parte do grupo de evangelização em presídios procure uma Universal mais perto da sua casa e se informe. Para informações sobre o trabalho da Universal nos presídios, acesse: http://programamomentodopresidiario.blogspot.com.br/ e veja tudo o que acontece nas unidades do País. Curta também a página oficial no Facebook: https://www.facebook.com/programamomentodopresidiario.

imagem do author
Colaborador

Por Ivonete Soares e Andre Batista / Fotos: Cedidas pela Universal em Presídios