Open Mat de Jiu-Jítsu da FJU reúne 180 alunos para treino especial em SP

Aula gratuita acontecerá neste sábado (15), às 9h, na Central Nacional da FJU

Imagem de capa - Open Mat de Jiu-Jítsu da FJU reúne 180 alunos para treino especial em SP

Cerca de 180 alunos entrarão no tatame, neste sábado (15), a partir das 9h, para participar do Open Mat de Jiu-Jítsu, promovido pela Força Jovem Universal (FJU) por meio do projeto Esportes. Com o apoio de 20 voluntários, a aula gratuita acontecerá na Central Nacional da FJU, localizada no bairro do Brás, na zona leste de São Paulo.

O Open Mat, realizado todo terceiro sábado de cada mês, é uma aula voltada para praticantes de jiu-jítsu. Durante o evento, jovens de diversas regiões de São Paulo, que já praticam a modalidade em um dos polos da FJU, se reúnem para um treino livre. A atividade permite que os atletas experimentem novas técnicas, compartilhem conhecimento, aprimorem habilidades e fortaleçam o espírito de equipe.

Segundo a professora e faixa preta, Sonia Maria Saito, a prática da modalidade contribui para “formar homens e mulheres mais disciplinados e respeitosos”. Além disso, ela acredita que ajuda os jovens que enfrentam problemas como obesidade, depressão e crises de ansiedade.

Um desses casos é o da Ana Julia Santos, de 19 anos, que encontrou no jiu-jítsu uma forma de superar desafios pessoais. “A prática me ajudou no combate à depressão, os vícios e os complexos. O jiu-jítsu me ensinou a não apenas vencer em campeonatos ou no tatame, mas a vencer na vida. Me deu uma nova mentalidade e uma nova vida”, relata.

Além dos benefícios físicos e emocionais, Ana Julia comenta sobre o ambiente acolhedor da Central: “A FJU oferece um lugar de paz, tranquilidade, respeito e companheirismo, coisas que eu nunca encontrei em outra academia”, conclui.

Superação dentro e fora do tatame

O evento acontecerá poucos dias após o Dia do Atleta Profissional, comemorado em 10 de fevereiro, que celebra a dedicação e superação no esporte — valores também vivenciados pelos lutadores da FJU. Além disso, cerca de 50 atletas amadores do programa social disputam campeonatos federais, incluindo torneios da Confederação Brasileira de jiu-jítsu (CBJJ).

Jardel Santos, responsável pelo projeto Esportes FJU, faixa preta e professor de jiu-jítsu, destaca o impacto do esporte na vida dos alunos. “Além de aprenderem a lutar dentro do tatame, eles são ensinados a vencer as batalhas do dia a dia na vida deles, tornando-se verdadeiros campeões dentro e fora do tatame”, afirma.

Atualmente, cerca de 100 alunos participam das aulas regulares de jiu-jítsu na Central Nacional da FJU, de segunda a sábado, em diversos horários. O espaço está de portas abertas para o público. Para conhecê-lo pessoalmente, basta ir até a Rua João Boemer, 225, no bairro do Brás, ao lado do Templo de Salomão. Você também pode entrar em contato pelo WhatsApp: (11) 2178-1187.

 

imagem do author
Colaborador

Unicom / Fotos: Cedidas