Open Mat de Jiu-Jítsu da FJU reúne 180 alunos para treino especial em SP
Aula gratuita acontecerá neste sábado (15), às 9h, na Central Nacional da FJU
Cerca de 180 alunos entrarão no tatame, neste sábado (15), a partir das 9h, para participar do Open Mat de Jiu-Jítsu, promovido pela Força Jovem Universal (FJU) por meio do projeto Esportes. Com o apoio de 20 voluntários, a aula gratuita acontecerá na Central Nacional da FJU, localizada no bairro do Brás, na zona leste de São Paulo.
O Open Mat, realizado todo terceiro sábado de cada mês, é uma aula voltada para praticantes de jiu-jítsu. Durante o evento, jovens de diversas regiões de São Paulo, que já praticam a modalidade em um dos polos da FJU, se reúnem para um treino livre. A atividade permite que os atletas experimentem novas técnicas, compartilhem conhecimento, aprimorem habilidades e fortaleçam o espírito de equipe.
Segundo a professora e faixa preta, Sonia Maria Saito, a prática da modalidade contribui para “formar homens e mulheres mais disciplinados e respeitosos”. Além disso, ela acredita que ajuda os jovens que enfrentam problemas como obesidade, depressão e crises de ansiedade.
Um desses casos é o da Ana Julia Santos, de 19 anos, que encontrou no jiu-jítsu uma forma de superar desafios pessoais. “A prática me ajudou no combate à depressão, os vícios e os complexos. O jiu-jítsu me ensinou a não apenas vencer em campeonatos ou no tatame, mas a vencer na vida. Me deu uma nova mentalidade e uma nova vida”, relata.
Além dos benefícios físicos e emocionais, Ana Julia comenta sobre o ambiente acolhedor da Central: “A FJU oferece um lugar de paz, tranquilidade, respeito e companheirismo, coisas que eu nunca encontrei em outra academia”, conclui.
Superação dentro e fora do tatame
O evento acontecerá poucos dias após o Dia do Atleta Profissional, comemorado em 10 de fevereiro, que celebra a dedicação e superação no esporte — valores também vivenciados pelos lutadores da FJU. Além disso, cerca de 50 atletas amadores do programa social disputam campeonatos federais, incluindo torneios da Confederação Brasileira de jiu-jítsu (CBJJ).
Jardel Santos, responsável pelo projeto Esportes FJU, faixa preta e professor de jiu-jítsu, destaca o impacto do esporte na vida dos alunos. “Além de aprenderem a lutar dentro do tatame, eles são ensinados a vencer as batalhas do dia a dia na vida deles, tornando-se verdadeiros campeões dentro e fora do tatame”, afirma.
Atualmente, cerca de 100 alunos participam das aulas regulares de jiu-jítsu na Central Nacional da FJU, de segunda a sábado, em diversos horários. O espaço está de portas abertas para o público. Para conhecê-lo pessoalmente, basta ir até a Rua João Boemer, 225, no bairro do Brás, ao lado do Templo de Salomão. Você também pode entrar em contato pelo WhatsApp: (11) 2178-1187.