Onde ficava Canaã?

Você sabia que Abraão caminhou aproximadamente dois mil quilômetros até chegar na Terra Prometida? Essa e outras curiosidades Gênesis Responde

Imagem de capa - Onde ficava Canaã?

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano. Ao longo do tempo, muitos nomes foram dados a esta área. O nome mais antigo conhecido era “Canaã”.

A terra de Canaã era uma terra de fartura, mas seus habitantes não eram étnica ou politicamente unificados como uma única nação.

Você sabia que Abraão caminhou aproximadamente dois mil quilômetros até chegar na Terra Prometida?

Abraão percorreu esse trajeto a mando de Deus, que dele faria uma grande nação.

Inclusive, um estudo da universidade de Harvard tenta há vários anos estabelecer uma rota de peregrinação pelo Oriente Médio trilhando a caminhada de Abraão desde sua cidade natal até o local de seu sepulcro.

Hoje, o caminho passa por territórios que vão da Turquia a Israel. Mas, naquele tempo, a rota de Ur (cujas ruínas estão hoje no Iraque) até Canaã fez com que muitas famílias parassem ao longo da difícil jornada e desistissem de continuar.

Este foi o caso de Terá que parou em Harã, uma cidade cerca de 950 km de distância de Ur e localizada perto da atual fronteira da Síria com a Turquia. Era uma região fértil e bem regada. Terá se estabeleceu lá com seu filho Abrão, sua grande família e seus servos. Gênesis 12:5 sugere que a família prosperou ali.

Um tempo depois que eles chegaram, Deus chamou Abrão para prosseguir com sua família para Canaã, distante cerca de 859 km de onde estavam.

imagem do author
Colaborador

Gênesis Responde/R7 / Foto: REPRODUÇÃO/RECORD TV