Onda de frio extremo pode chegar ao Brasil?

Temperaturas congelantes já atingem o Hemisfério Norte. Entenda o que vai acontecer no país

Imagem de capa - Onda de frio extremo pode chegar ao Brasil?

Com um verão de calor extremo, que bateu recordes de temperatura em todo mundo, ondas de frio podem chegar ao Brasil em 2024.

O que você precisa saber:

Nos Estados Unidos, o frio intenso já chegou, depois de passar por um verão atípico. Uma frente fria que veio do Ártico trouxe rajadas de neve, com gelo e ventos que ameaçam a vida dos americanos, com temperaturas congelantes.

De acordo com especialistas, ondas de frio extremo seguirão acontecendo, mesmo que os invernos se tornem mais quentes devido ao aquecimento global.

E assim como as ondas de frio estão castigando o Hemisfério Norte, no Brasil elas também poderão acontecer, porém, não de forma tão severa.

O que é onda de frio e como ela deve chegar no Brasil:

  • Durante cinco dias observa-se uma queda brusca de temperatura, em comparação à média prevista para o período do ano, esse fenômeno é caracterizado como onda de frio. 
  • Sendo assim, os cientistas confirmam que extremos climáticos ainda podem provocar ondas de frio, como ocorre neste momento no Hemisfério Norte.
  • Isso ocorre pois à medida que o planeta superaquece, ele também busca por equilíbrio no clima, tentando compensar o aumento das temperaturas.
  • “É crucial destacar que o aquecimento global intensifica extremos climáticos, ressaltando a complexidade das mudanças ambientais e seus impactos sobre os padrões meteorológicos”, alertou o meteorologista Vinícius Lucyrio.

O que esperar:

Outra especialista também destacou que é esperado que o clima do Brasil seja influenciado pela mudança rápida de fenômenos, onde irá ocorrer queda brusca de temperatura e formação de geadas. 

“A frequência não é tão alta nesta fase, mas faz com que o centro dessas áreas de alta pressão avancem pelo continente. Isso é perigoso, porque oferece maior potencial para queda acentuada da temperatura e formação de geadas”, afirmou a meteorologista Desirée Brandt, que isso pode trazer um risco, principalmente para a agricultura. 

Veja também:

População de rua recebe ajuda para enfrentar onda de frio na Europa

Estamos caminhando para o fim?

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock