OMS declara fim do estado de emergência de Covid-19
A notícia foi divulgada nesta sexta-feira (05). Entenda
Nesta sexta-feira (05), a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o fim da emergência sanitária de Covid-19.
Entenda:
- Depois de três anos, um mês e 24 dias de pandemia de Covid-19, o diretor da OMS, Tedros Adhanom, anunciou o fim da emergência de saúde global que estava em vigor desde 30 de janeiro de 2020.
- Durante esse período, foram contabilizados 765 milhões de casos e 6,92 milhões de mortes, ainda que a organização estime que esse número seja maior.
- A declaração da OMS leva em conta a diminuição das mortes pela doença, assim como a queda nas hospitalizações e internações nas UTIs, devido à vacinação no mundo.
O que você precisa saber:
- Contudo, o diretor confirma que a Covid-19 não acabou.
- “Isso não significa que a Covid acabou como ameaça global à saúde. Enquanto falamos, milhares de pessoas, em todo o mundo, estão lutando por suas vidas em unidades de terapia intensiva. Outros milhões continuam a viver com doenças debilitantes, efeitos da condição pós-Covid-19. Esse vírus veio para ficar. Ainda está matando e ainda está mudando. Permanece o risco de surgimento de novas variantes, que causam novos surtos”, disse Adhanom.
- Sendo assim, ao anunciar a decisão, a OMS enfatizou que a emergência pode voltar a ser declarada, caso seja necessário, sobretudo se surgir alguma nova variante de alto impacto.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo