‘Olimpíadas FJU’ combate sedentarismo e estimula prática esportiva entre jovens

Competição conta com a participação de aproximadamente 7 mil atletas

Imagem de capa - ‘Olimpíadas FJU’ combate sedentarismo e estimula prática esportiva entre jovens

O programa social Força Jovem Universal (FJU) está promovendo, entre abril e início de maio, a “Olimpíadas FJU” – uma iniciativa para combater o sedentarismo e incentivar a prática de atividades físicas entre a juventude – nos 26 estados e no Distrito Federal.

Entre a população brasileira, 40% dos homens e 53% das mulheres acima de 18 anos são fisicamente inativos, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com o objetivo de valorizar a prática esportiva e descobrir talentos, a competição organizada pelo projeto Esportes FJU terá a participação de aproximadamente 7 mil jovens em todo território brasileiro.

Segundo o responsável pelo Esportes, Jardel Santos, na FJU o projeto trabalha com a finalidade de “tirar os jovens das drogas, da ociosidade e ajudá-los na luta contra a depressão. Uma vez que o jovem está realizando a prática esportiva, ele estará com a mente ocupada, fazendo novas amizades e conhecendo também a FJU. Muitos jovens mudaram de vida após ingressarem no projeto Esporte”.

Em cada localidade onde o evento será realizado, os atletas disputarão o primeiro lugar em diversas modalidades esportivas, como futebol de campo, futsal, basquete, vôlei, vôlei de praia, atletismo, taekwondo, jiu-jitsu, natação, entre outras.

“É uma grande chance de desenvolver meu talento no futebol, e quem sabe, seguir nesta carreira de jogador profissional”, disse Yuri Alexandre Santana de 19 anos, que participará da competição em Salvador (BA). Ele conta que tem se preparado para os jogos com “disciplina, treinamentos pesados, alimentação saudável e boas noites de sono”.

Lucas Barbosa, de 25 anos, vai competir na modalidade de jiu-jítsu, em Belo Horizonte (MG). Para ele, o evento é uma oportunidade, pois os participantes podem “aprimorar e validar os conhecimentos adquiridos na academia da FJU, sem contar a experiência de participar de uma competição e estar com outros competidores, que possuem uma jogada diferente na hora de lutar”.

Criada pela Igreja Universal do Reino de Deus, a FJU atua com o objetivo de ajudar jovens sem perspectiva de vida. Somente em 2022, o programa social beneficiou 1.868.958 brasileiros.

Esportes em SP 

Em São Paulo, um evento semelhante às “Olimpíadas FJU” acontecerá nos dias 22 e 23 de abril, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Marechal Mário Ary Pires. Realizado pelo Instituto Pró Família, com o apoio da FJU, o “Esporte Jovem” promove competições esportivas em nove modalidades, com 1,5 mil atletas de diferentes regiões da Grande São Paulo.

imagem do author
Colaborador

UNIcom