Obesidade cresce no Brasil. E tendência é piorar na quarentena

Saiba como manter sua saúde bem durante o isolamento social

Imagem de capa - Obesidade cresce no Brasil. E tendência é piorar na quarentena

O número de obesos não para de crescer no Brasil. E, com a quarentena, a tendência é que mais pessoas ainda ganhem sobrepeso. Não por falta de possibilidade de praticar atividades físicas, mas por falta de vontade de cada um.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou recentemente um relatório sobre a obesidade em diversos países. Atualmente, 22,1% da população brasileira é obesa. Ou seja: mais de 46 milhões de pessoas.

Ao todo, porém, mais de 116 milhões de brasileiros estão acima do peso saudável. O equivalente a 55,7% da população.*

Entre as crianças o número também é assustador: 11% delas são obesas, além de mais 17,2% de pré-obesas.

Conforme alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS), “permanecer em casa por períodos prolongados – como a quarentena em que o mundo se encontra – pode significar um desafio maior a se manter ativo fisicamente. E o comportamento sedentário, junto ao baixo nível de atividades físicas pode ter efeitos negativos na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida”. Um dos principais problemas desse momento é que, enquanto as pessoas tentam se proteger do coronavírus, podem estar adentrando à obesidade, que mata mais de 300 mil pessoas por ano.

Não pare!

A quarentena forçada pela pandemia de Coronavírus é uma grande armadilha para que as pessoas comam mais e pior – e deixem de praticar atividades físicas.

quarentena coronavírusA regional europeia da OMS alerta, em seu site, que todos podem manter sua saúde, mesmo estando em casa.

“A OMS recomenda 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana, ou 75 minutos de atividades físicas intensas por semana. Ou ainda uma combinação dos dois. Essa recomendação ainda pode ser cumprida em casa, sem a necessidade de qualquer equipamento especial e mesmo estando em um espaço físico limitado”.

Confira algumas dicas de atividades no site da própria OMS.

Outra questão importante é a alimentação. A OMS alerta que, “para uma boa saúde, é importante se lembrar da boa alimentação e de se manter hidratado”. Algumas dicas são:

  • Evite ou abdique do consumo de bebidas alcoólicas e de bebidas açucaradas;
  • Alimente-se com frutas, vegetais e legumes variados;
  • Prefira alimentos naturais a alimentos industrializados;
  • Não ingira ultraprocessados;
  • Limite a ingestão de sal, açúcar e gordura.

Para mudar seus hábitos, consulte profissionais experientes. O Hospital Moriah, por exemplo, posta dicas de atividades e alimentação em sua conta no Instagram. Clique aqui para seguir as dicas.

Cuide de sua saúde. Afinal, nosso corpo aqui na Terra é o ponto de encontro entre nós e Deus. Também é ponto de encontro entre Deus e outras pessoas que ainda não O conhecem. Portanto devemos ter zelo com ele.

E, se você está viciado em alimentos prejudiciais, clique aqui e acesse agora mesmo o Pastor Online. Ele te oferecerá a ajuda espiritual necessária para que você esteja em equilíbrio.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Fotos: Getty Images