O xadrez mais vivo do que nunca

A padronagem à prova de tendência mostra por que é considerada um clássico no guarda-roupa e no look

Imagem de capa - O xadrez mais vivo  do que nunca

O ditado popular diz que quem é vivo sempre aparece e na moda não é diferente. O xadrez, por exemplo, é uma estampa que não sofre alterações com o entra e sai de novas modas e estilos e se mantém em alta tanto em roupas como em acessórios.

Para a consultora de imagem Priscilla Menezes, de São Paulo, isso atesta o poder do xadrez. “Ele deixa o look mais elegante e a cada temporada um novo tipo de padronagem ganha destaque, o que faz com que ele não se torne repetitivo e sempre apresente atualizações”, afirma.

Uni, duni, tê

O xadrez tem muitas variações. O Tartan, típico dos escoceses, é o mais comum. Geralmente com o fundo avermelhado (pode ser encontrado em outras cores também), é uma opção para quebrar as produções baseadas no monocromático preto dos pés à cabeça.

O vermelho também costuma aparecer na estampa Buffalo Check, cuja característica está na mescla dessa cor com o preto. Já quem quer mais cor no look, pode eleger a padronagem Madras, que, originária da Índia, é tradicionalmente multicolorida.

O xadrez pode ser formado por losangos, chamado de Argyle, e também por “pezinhos de galinha”, o famoso Pied-de-Poule.

E, de uns anos para cá, duas versões estão sob os holofotes: a quadriculada Vichy e a Príncipe de Gales – que teve seu boom depois de aparecer na primeira coleção do diretor criativo Demna Gvaslia para a grife francesa Balenciaga, em 2016. Discreta, com linhas finas e fundo em cor neutra, como cinza, cai como uma luva em looks que privilegiam a alfaiataria.

Modo de usar

Para Priscilla, usar o clássico e antigo xadrez com peças atuais é uma boa alternativa. Ela lista botas mais pesadas, recortes modernos, cachecóis, camisas e jeans como ótimas escolhas. “Essa mistura de texturas e padronagens que a moda permite deixa o look ‘um arraso’. Contudo é o estilo da mulher que faz toda a diferença”, acrescenta.

Uma dica segura para quem quer ingressar no universo xadrez é apostar na versão Príncipe de Gales, que se tornou uma marca dos anos 1990. “Como as linhas são finas e o cinza tende a ser a cor predominante, o look torna-se discreto e não tão assustador quanto investir em cores mais fortes. Fazer a combinação com preto ou branco também deixa o look mais tradicional. Invista nos blazers ou em bolsas, saias, botas, etc.”, comenta Priscilla.

Já para as mais ousadas e estilosas, investir em cores é uma boa pedida. “A padronagem Tartan (tecido de lã leve) é uma excelente opção. A que combina as cores preta e amarela, por exemplo, traz modernidade à combinação. Outra sugestão é a Vichy. Por ter uma pegada mais romântica, se for usada com um toque do estilo esportivo, deixa o look superatual”, ensina.

Já para quem gosta de ser fashion, Priscilla sugere um mix de estampas. “É possível deixá-lo incrível! Mas lembre-se que a produção precisa ter equilíbrio, ou seja, a cor que aparece no xadrez precisa harmonizar com outra peça do look, que pode ser com listras ou floral com detalhes menores”, aconselha.

Por fim, a consultora deixa uma dica importante: “se quiser disfarçar algo na sua silhueta, como quadril e seios grandes, opte por quadrados pequenos”.

imagem do author
Colaborador

Por Flavia Francellino / Fotos: AFP