O verdadeiro significado da responsabilidade
Encontrão da Responsa alcança milhares de homens no Brasil
Quando pesquisamos a palavra “responsabilidade”, vemos que ela remete ao conceito de “capacidade ou habilidade para responder a algo ou a alguém por seus atos ou por aquilo que lhe foi confiado”. Em outras palavras, trata-se de uma necessidade que uma pessoa tem de prestar contas sobre os deveres dela – seja a Deus, seja à família, às instituições das quais ela faz parte ou à sociedade em geral.
Esse tema foi abordado durante o Encontrão dos Homens, que ocorreu no Templo de Salomão (com transmissão simultânea para todo o Brasil), no dia 28 de junho, e foi conduzido pelo Bispo Renato Cardoso.
Um dever contínuo
É importante ter consciência de que os nossos maus atos prejudicam a nós mesmos e a todos os que se relacionam conosco. Por isso, a responsabilidade deve ser aplicada em tudo aquilo que está sob os nossos cuidados.
Por exemplo: um homem que atrasa as contas que deve pagar ou que se perde nos juros do cartão de crédito trará grandes problemas para si e mesmo para a sua família. Outro exemplo é o filho que não aplica a disciplina necessária a si mesmo dentro de casa ou na escola (quando não realiza as tarefas necessárias ou desrespeita os professores). Há ainda homens que assumem compromissos e se habituam a justificar sua falha com a expressão: “Ih! Esqueci”.
Não saber priorizar as tarefas mais importantes traz ineficácia para um homem porque, como as horas do dia e os recursos são escassos, as atividades que podem causar maiores consequências poderão não ser terminadas a tempo ou com a qualidade necessária. Isso deveria incomodar o homem.
“A pessoa responsável não quer ser um peso para alguém. Pelo contrário, ela quer ajudar. Ela não quer atrapalhar. Ela quer ser uma força positiva que vai contribuir”, disse o Bispo Renato durante o o Encontro.
O que a Bíblia diz
A Bíblia fala da responsabilidade pessoal que cada um deve assumir para si mesmo: “Porque cada qual levará a sua própria carga” (Gálatas 6:5).
Ao não assumir a própria carga, o homem a está transferindo para outra pessoa (para a esposa ou aos pais, por exemplo).
“Quando um rapaz vira homem? Quando ele começa a poder se sustentar e a cuidar de si mesmo. Até então, ele não é um homem. Porque o homem tem que cuidar de si mesmo. Ele não pode ficar fazendo outros levarem a sua carga”, citou o Bispo Renato.
Não seja um “homem 3d”
Faz parte do processo de amadurecimento de um homem assumir cada vez mais responsabilidades. Todavia, com elas, surge uma cobrança maior e se deve prestar contas delas a mais pessoas.
Então, como ensinou o Bispo, não seja o popular “homem 3D”: despreparado, desorganizado e desnorteado, pois o homem excelente tem o seu valor na sociedade cumprindo com as suas responsabilidades.
Lição de casa
O Bispo Renato finalizou o encontro sugerindo um exercício para os homens que querem melhorar a si mesmos: escreva em uma folha de papel a quem você responde e o que você deve a essas pessoas. Depois avalie se suas responsabilidades estão sendo cumpridas da melhor maneira possível.
Intellimen
Quer ser um homem melhor? Acesse o site intellimen.com ou, no Instagram, @intellimen e saiba mais informações sobre as palestras.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!