O seu 2026 será igual a 2025?

É comum que a mudança de vida conste dentre as resoluções de Ano-Novo. Como, porém, garantir o melhor para os próximos 365 dias? Descubra qual deve ser a prioridade na sua lista

Imagem de capa - O seu 2026 será igual a 2025?

Chegou a aclamada época em que tudo parece ser possível. Os últimos dias de um ano trazem consigo a empolgação, a esperança e o ânimo para planejar um novo ano diferente. Aliás, você já fez o balanço de 2025 e sua lista de objetivos para 2026? Essa é uma tarefa clássica para muitos.

A tradição da maioria das pessoas é clara: fazer um balanço dos últimos 365 dias, renovar as esperanças, listar metas e desejos, virar o ano… e, então, a empolgação vai embora logo nos primeiros dias. A rotina volta ao normal, as metas caem no esquecimento e tudo segue na mesma – quando não pior.

São tantas resoluções para um ano perfeito que esquecemos de algo simples: de que não controlamos tudo ou, no máximo, quase nada. Imprevistos acontecem, desde os que atingem apenas nossa vida – como um acidente, uma doença, a perda de um familiar, o desemprego ou uma despesa inesperada – até os que afetam a todos. 

Imprevisibilidade geral

A cada ano que passa, a imprevisibilidade só cresce. Ela inclui a dinâmica global marcada pela instabilidade política e econômica; fenômenos naturais cada vez mais devastadores, como terremotos, furacões, ciclones extratropicais e recordes de temperatura; além de anúncios alarmantes, como o avanço tecnológico acelerado e o surgimento de novas doenças.

Em 2026 não será diferente. Farão parte no calendário: as eleições gerais, que sempre dividem opiniões, e a Copa do Mundo, que mistura festa e confusão. Somam-se a elas os conflitos entre nações, rumores de uma nova guerra mundial, a violência crescente no Brasil e as mudanças no meio ambiente, que são cada vez mais frequentes. Todos esses sinais apontam para a volta do Senhor Jesus. Enquanto isso, precisamos estar preparados para este dia.

Isso não é negociável

Listar desejos não significa roteirizar a vida. Enquanto alguns apenas escrevem sonhos no papel e esperam que eles se realizem, outros se empenham para torná-los realidade: guardam dinheiro por anos para abrir um negócio, mudam hábitos para ter saúde ou recomeçam do zero em outro país. No entanto, quando se trata de vida espiritual, a maioria não demonstra o mesmo esforço e age como quem desiste sem nem sequer tentar.

Não controlamos o amanhã. Embora 2026 esteja a poucos dias, talvez nem cheguemos a contemplá-lo – a verdade é que nenhum ano futuro é garantido. Diante da imprevisibilidade, a única segurança é priorizar o que realmente importa, não apenas para o novo ano, mas para cada dia.

Esse erro está na sua lista?

Dentre tudo que você já listou ou pretende listar, quem ou o que ocupa o primeiro lugar? Se, ao planejar 2026, Deus não está no topo de suas prioridades, anseios e sonhos, Ele não está no centro da sua vida e é por isso que os anos passam e tudo continua igual ou pior.

O Texto Sagrado é claro sobre o fato de que nossas prioridades e ansiedades dominam nossa mente, coração, listas e, consequentemente, nossas atitudes:

“Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal” (Mateus 6:31-34).

Preocupar-se com o futuro faz parte da natureza humana e é reflexo da Humanidade estar cada vez mais distante do Criador. Deus, no entanto, conhece nossas reais necessidades e sabe como supri-las. Por isso, quando priorizamos Seu reino e Sua justiça, temos paz e confiança de que Ele suprirá nossas necessidades.

Estabeleça hábitos, não metas!

Muitos ensinam que para transformar metas em realidade é preciso manter os objetivos visíveis, definir o passo a passo, os prazos e mudar hábitos, o que também vale para a vida com Deus.

Quando seu foco passa a ser Ele, você se dedica à leitura da Bíblia, medita na Sua Palavra e busca viver em santidade, deixando de fazer a sua própria vontade para fazer a de Deus.

Não se trata de barganhar com Deus, mas de compreender que qualquer meta ou conquista terrena tem prazo de validade, ou seja, é passageira. A alma, porém, é o que mais importa, porque é eterna.

Mas como colocar deus no topo da lista?

A resposta é: abandonando os caminhos errados, esvaziando-se de si mesmo e entregando-se totalmente ao Senhor Jesus. Quando isso acontece, você recebe o maior tesouro: o Espírito Santo – Aquele que conduzirá você em cada instante de 2026 e em todos os dias da sua vida.
Isso não significa que no próximo ano você estará livre dos problemas ou que todos os seus sonhos se realizarão. Mas, ao priorizar o seu relacionamento com Deus, você terá paz: seja qual for o caminho, Ele estará lá e Sua vontade prevalecerá em sua vida.

Bênçãos futuras

Em Hebreus 11:20, está escrito que “pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras”. Essas bênçãos se referiam à prosperidade de seus filhos e das futuras gerações, à superioridade diante de outros povos e à proteção divina (leia em Gênesis 27:27-29). Elas foram concedidas tanto a Jacó, que sonhava com essa bênção, quanto a Esaú, que por um momento desprezou a sua primogenitura. E essa é a fé que viveremos na Vigília da Virada no Poder da Oração, buscando a bênção de Deus na nossa vida e, consequentemente, nos nossos projetos.

Essa busca começa antes do ano virar. Escolher passar a virada do ano na Casa de Deus é declarar também que Ele é nossa prioridade. Afinal, quando a vida espiritual vai bem, tudo segue nessa mesma direção. E, quando Deus está no topo da lista, nada falta, porque Ele é tudo de que precisamos.

Então, use sua fé e escreva no pedido da página ao lado o que deseja para 2026 – contemplando as áreas espiritual, saúde, financeira, sentimental e familiar. Depois, leve-o ao Templo de Salomão, em São Paulo, ou à Universal mais próxima de você no dia 31 de dezembro e participe, a partir das 21 horas, de uma noite dedicada ao poder de uma oração sincera. Chegue cedo: antes da vigília, Bispos e Pastores estarão na entrada desses locais para impor as mãos sobre os pedidos, representando a bênção que Isaque transmitiu a Jacó e a Esaú em relação às coisas futuras.

Uma mensagem para você!

Refletir sobre o ano de 2025 e o que deseja para 2026 é algo que todo e qualquer ser humano faz. Todavia não somos seres iguais e não vivemos a mesma vida. Você, talvez, tenha dito:

“Deus? Não O conheço. Igreja? Nunca fui”
Ainda assim você tem planos para 2026, mas, sem Deus, tudo fica mais incerto e o receio de suas forças cessarem enquanto tira seus projetos do papel é algo iminente. Então, dê um passo diferente e experimente entregar a Deus os seus planos, confiando que Ele estará contigo a cada passo que der no novo ano.

“Um dia estive na Presença de Deus, mas me afastei”
Como você era nesse tempo? Deus também se lembra e anseia por ter você ao lado d’Ele novamente. Então, reconcilie-se com o Senhor. Nem espere pela virada do ano para fazer isso e retorne o quanto antes, pois Ele te espera de braços abertos para transformar não apenas o seu ano, mas, principalmente, a sua vida.

“Estou na igreja há tempos, mas não conheço a Deus”
E você tem vivido assim: patinando desgovernadamente e com a sua vida amarrada. Talvez até tenha conquistado bênçãos materiais, mas a paz de ter a certeza de que é Filho(a) de Deus ainda é um sonho distante. É hora de se entregar completamente de corpo, alma e espírito. Essa deve ser a sua prioridade.

“Deus já está em primeiro lugar na minha vida e meu 2025 foi bom”
Não considere esse fato como um aval para se achar autossuficiente. Se você colocou Deus como prioridade ao longo deste ano e colheu os frutos dessa decisão, em 2026 invista ainda mais na sua comunhão com Ele para que tenha um novo ano ainda melhor.

Começando mal, mas terminando bem

Basta um segundo para que os ponteiros se alinhem e seja o início de um um novo dia. Um novo mês. Um novo ano. Entretanto a mera troca
do dia no calendário não é suficiente para mudar a vida de ninguém.

Ana Paula Coca viveu isso na pele até reconhecer que lhe faltava uma única decisão para que sua história mudasse completamente. Confira!

Um único projeto e dez anos de mesmice

“Conheci a Igreja Universal há dez anos, por meio de um programa na TV. Eu e minha família começamos a frequentar as reuniões às segundas e aos domingos. Tudo o que fazíamos no Altar em prol de bênçãos materiais, Deus honrava e, com o passar do tempo, comecei a achar que era autossuficiente, a tomar decisões por conta própria e a fazer apenas a minha vontade. Até que começamos a perder tudo e a enfrentar dificuldade financeira.”

Uma virada para o precipício

“Em janeiro deste ano, eu me vi com depressão, crise de ansiedade, síndrome do pânico e uma dor profunda na alma. Foi quando percebi que estava dentro da Igreja, mas que Deus não estava dentro de mim, porque eu não priorizava o principal, que é ter o Espírito Santo.”

Reflexo no lar

“Esse despertar só aconteceu quando a minha filha começou a ter os mesmos sintomas que eu e fiquei sem chão. Eu também estava sofrendo com aquela situação. Como poderia ajudá-la? Foi aí que entendi a importância de uma entrega total e verdadeira. Eu precisava servir a Deus e não ser servida por Ele.”

A decisão

“Comecei a fazer jejuns, a orar de madrugada, a fazer propósitos por minha vida espiritual e a sacrificar as minhas vontades. Até que veio o propósito Família ao Pé da Cruz (em abril) e eu me esforcei ainda mais, não necessariamente por minha família, mas por mim. Foi naquela tarde, debaixo de chuva, que recebi o Espírito Santo, o maior tesouro que já recebi em todos esses anos. Foi ali que realmente nasci de Deus e me tornei Sua filha.”

Terminando 2025 diferente

“Hoje, tanto eu quanto a minha família priorizamos o espiritual e não mais o material. Graças a Deus, toda a minha casa foi salva e nós O servimos e levamos a Palavra d’Ele. Meus dois filhos estão no FTU (Força Teen Universal); minha filha mais velha, que recebeu o batismo com o Espírito Santo no mesmo dia que eu, está na FJU (Força Jovem Universal); e eu e meu marido fazemos parte do grupo DTC (Depressão Tem Cura). Isso porque neste ano aprendemos que estamos aqui para servir, honrar e glorificar somente o Senhor Jesus.”

Perseverai em oração

Em Colossenses 4:2-4, somos instruídos a perseverar em oração.
E na Bíblia Sagrada com Anotações de Fé do Bispo Edir Macedo encontramos a explicação: “Paulo exorta os convertidos a se aplicarem continuamente à oração, pois nela há muito poder e eficácia. Além disso, não tem fronteira, pois podemos orar por uma pessoa que está do outro lado do mundo, e ela será alcançada pelo poder de Deus. Com certeza, por causa da oração, Deus já nos livrou de muitas situações de perigo, assim como livrou nossos familiares. Por isso, nunca devemos subestimar o poder da oração, pelo contrário, ela deve fazer parte do nosso dia a dia. Paulo conhecia muito bem a importância de recorrermos a Deus para que as lutas e as situações adversas sejam superadas. Assim, ele pedia aos colossenses que orassem por sua vida e por seus companheiros, a fim de que as portas da pregação do Evangelho lhes fossem abertas. Uma oração sincera e cheia de fé move a Mão de Deus em nosso favor e faz o milagre acontecer (Salmo 34:15)”.

Saiba mais

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Fotos: Gennadiy Kravchenko/getty images, Wichianduangsri/getty images e Demetrio Koch / Arte sobre ilustração: Sinisa Vidic/getty images