“O rapaz que conheci há um mês me pediu dinheiro emprestado”

Imagem de capa - “O rapaz que conheci há um mês me pediu dinheiro emprestado”

Na Escola do Amor Responde, os professores Renato e Cristiane Cardoso responderam à pergunta de uma aluna de 26 anos. Ela contou que conheceu um rapaz na igreja, que ele tem 30 anos e é muito simpático. Depois de um mês de conversa para que se conhecessem melhor, ele pediu dinheiro emprestado a ela. Constrangida, ela disse que emprestaria, mas depois pensou bem e resolveu não emprestar. O rapaz, embora diga que goste dela, ficou triste e com raiva. Como ela deve agir?

ALUNA – Conheci um rapaz da igreja que tem 30 anos. Ele é legal e simpático, mas, depois de um mês de conversa para conhecê-lo, ele me pediu dinheiro emprestado. Eu fiquei triste, porque, apesar de gostar dele, acho que não seria o momento dele me pedir isso, até porque eu pensei que o certo seria ele mostrar que é trabalhador e que tem boas intenções em relação a mim. Quando eu disse que não iria emprestar, ele ficou com raiva. Ele ainda disse que eu não tenho palavra, porque eu tinha dito que emprestaria. O fato é que fiquei constrangida e depois pensei melhor. Ele disse que está triste, mas que gosta de mim. Eu não acho que fiz errado.

RENATO – É curioso, né? Uma pessoa nem está namorando, está conhecendo a outra há um mês, e, de repente, no meio da conversa, ela fala: “por acaso, dá para você me emprestar uns mil reais?”

CRISTIANE – Eu vejo um erro já no início da pergunta, porque você fala: “conheci um rapaz de 30 anos”. Se um homem de 30 anos ainda é um rapaz, isso não é um bom sinal. Rapaz é uma pessoa que está começando a vida, que ainda não tem maturidade suficiente para decidir certas coisas. Se ele tem 30 anos e ainda é um rapaz – já que parece ser porque foi logo pedindo dinheiro emprestado –, então, realmente é uma pessoa que não tem noção do posicionamento que deve ter perante a outra que acabou de conhecer. Isso é perigoso. Infelizmente, hoje há muitos rapazes por aí de 30, 40 ou 50 anos. Ele mostrou mais imaturidade ainda quando reagiu ao seu “não” com tristeza e ao fazer você se sentir culpada por ter se negado a emprestar. Ele é cara de pau e não pensa nas consequências.

RENATO – Ele é uma pessoa inconsequente e eu diria que está beirando um golpista. Aluna, o que você tem que fazer é cortar esse contato. Por que você ainda está conversando com ele? Ainda bem que isso aconteceu antes de você começar a namorar com ele. Por um lado, ainda bem que isso aconteceu, porque isso é um livramento. Já pensou se você descobrisse um ano ou dois anos depois de casada que ele é uma pessoa imatura, irresponsável e golpista? Então, dê graças a Deus, vire a página e aprenda a lição. Você fez absolutamente certo. O seu erro foi prometer que emprestaria e depois mudar sua palavra porque antes ficou constrangida de dizer não.

CRISTIANE – Eu acho que também ficaria muito constrangida. Acho que qualquer pessoa, no seu lugar, não saberia falar não. Você fez certíssimo em dizer para ele que não quer emprestar porque estão se conhecendo. Parabéns!
Renato – Em nosso livro Namoro Blindado, nós temos um check list de oito características que uma pessoa tem de ter para saber se está preparada para entrar no relacionamento e uma delas, a número 7, é estar definido na questão profissional e financeira. Eu sugiro que você leia o livro, especialmente o capítulo 3. Use este livro como um manual para saber se a outra pessoa também está pronta.

CRISTIANE – Inclusive, não adianta essa pessoa ser da igreja somente. O que aconteceu foi ótimo porque você viu imediatamente quem ele é. Então, você pode tomar uma decisão de não continuar o conhecendo.

RENATO – Exato. Abra os seus olhos. Não basta ser da igreja. Não estou dizendo que fora da igreja você tenha que ser menos cuidadosa, mas, pelo menos, fora você já sabe como tudo ocorre e dentro da igreja a pessoa já tem uma certa credibilidade de estar em um ambiente em que as pessoas pensam que ali todo mundo está buscando a Deus. É ali, porém, que você tem que ter mais cuidado e mais atenção.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Vyacheslav Dumchev\gettymages