O que você teme?

Algumas mulheres vivem temerosas pelo futuro porque dão mais atenção a situações e pessoas do que a Deus

Imagem de capa - O que você teme?

O que mais nos causa temor costuma ser também o que ocupa mais espaço em nosso coração. Na passagem de Salmos 128.1, o rei Davi enfatiza a importância do temor a Deus: “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos”. No entanto muitas mulheres fazem reverência a situações e pessoas, mas não ao Criador e, por isso, vivem inseguras e com medo.

Em um podcast publicado no Instagram, a colunista Viviane Freitas alerta para o perigo que ronda a pessoa que está temerosa em relação aos acontecimentos do mundo. “Quantas pessoas temem o patrão, a esposa, o advogado ou o marido?

Elas temem a traição ou que possam fazer algo injusto. Ao mesmo tempo, elas não se lembram de pensar em Deus, se lembram apenas do mundo que visualizam, mas não observam o que tem mais valor, que a própria alma”, diz.

Ela destaca que esse medo vem da alma, pois só se pode ter segurança em Deus, afinal, nada é certo ou eterno, a não ser Ele. “Muitas não se dão conta das situações que estão passando e vivem temerosas – seja sobre o resultado de um exame, seja quanto a uma notícia ruim de algum familiar – e logo vem o receio do que pode acontecer. Nesse momento surge o questionamento: cadê Deus? Você teme o problema, mas não teme como você está agindo diante de tudo isso. E a sua fé? Onde fica Deus para você?”, questiona.

Quando uma pessoa reage com tristeza e dúvida diante das situações, ela demonstra que Deus não está em primeiro lugar em sua vida, pois, caso estivesse, Ele e Sua Palavra lhe transmitiriam segurança. “Quando a Bíblia cita que feliz é aquele que teme ao Senhor, o que está dizendo, em outras palavras, é que triste é aquele que teme outros deuses ou senhores e anda de acordo com eles”, diz Viviane.

Ela salienta que é necessário observar nossas reações diante de notícias ruins ou perdas. “É nesse momento que acontece a fé inteligente. Ela não cai do céu: é preciso que você raciocine e observe quem você é e como tem reagido. É esse medo e essa preocupação que mostram quem você está colocando como seu senhor, que é ele que tem poder na sua vida e que você se sujeita a ele. E onde está Deus?”, pergunta.

Para deixar de temer situações e pessoas, Viviane orienta que a mulher deve colocar a fé inteligente em ação. “Você tem que disciplinar a si mesma, resolver isso e colocar os medos e preocupações debaixo dos pés”, conclui.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: Getty images