O que você tem feito com a graça de Deus?

Entenda como alcançar e manter esse presente Divino

Imagem de capa - O que você tem feito com a graça de Deus?

Você já ganhou um presente sem merecer? Como você se sentiu? Já foi contemplado com uma boa ação da parte de alguém e diante da atitude dessa pessoa chegou à conclusão que nunca vai poder pagar o que ela fez por você? A graça de Deus é exatamente assim. Muito se fala nela, mas pouco se entende a grandeza dessa dádiva Divina. Sim, ela é uma dádiva, um presente de Deus para nós.

Para entendê-la, é necessário voltar ao Jardim do Éden. Quando desobedeceram a Deus, Adão e Eva se afastaram dEle. E, como o salário do pecado é a morte, para não morrerem, alguém teria que morrer no lugar deles. É possível ler na Bíblia que durante muito tempo, por meio da Lei, Deus institui o sacrifício de animais para remissão dos pecados, mas a Lei deixou claro que o homem não pode se salvar por si mesmo.

No entanto o sacrifício de animais não era suficiente. Logo, a Humanidade precisava de um Salvador, alguém perfeito que nunca houvesse pecado, mas quem poderia ser se todos pecaram? (Romanos 3.23). A única solução era que o Próprio Deus, que é perfeito, se tornasse um homem. Por isso, Jesus Cristo veio ao mundo: o Filho de Deus se colocou como o cordeiro que seria oferecido em sacrifício perfeito, para tirar o pecado do mundo e reconciliar o homem com Deus, o Pai. É por isso que somos salvos pela graça, por meio da fé. E isso não vem de nós mesmos, nem por nossas obras, para que ninguém se glorie, mas é um dom de Deus (Efésios 2.8-9).

Aceite-a
A graça não se relaciona a nós, visto que não a merecemos. Ela mostra o caráter de Deus e quão compassivo, justo e amoroso Ele é. Mas, em vez de simplesmente aceitar Sua graça, muitas pessoas alegam que não a merecem.

Durante um dos episódios da Meditação da Palavra, disponíveis no Univer Vídeo, a escritora Cristiane Cardoso explicou que não é prático pensar assim: “a graça é isso: você não a merece, mas Deus o escolheu mesmo assim. E, para tirar proveito dessa graça, você tem que usar a fé. Se eu fico achando que não a mereço, eu não uso a fé”. E quem não usa a fé não se reconcilia com Deus. O que Ele espera é que, mesmo reconhecendo que não a merece, a pessoa simplesmente aceite a graça por meio da fé, que é a única maneira de agradarmos a Deus. Afinal, somente pela fé é que iremos obedecer a Palavra dEle e evitar tudo o que pode servir de brecha para o mal ter acesso à nossa vida e, consequentemente, nos separar do Criador. Isso inclui também o cuidado que devemos ter até com os nossos pensamentos. De acordo com Cristiane, muitas pessoas têm se distanciado de Deus por causa de pensamentos errados que as levam a conclusões erradas e, com isso, vão morrendo aos poucos espiritualmente. Por isso, temos que limpar o nosso pensamento com a Palavra de Deus todos os dias, nos alimentando do que Ele diz que é o certo e não do que o mundo diz, por mais inofensivo que pareça. “Não deixe nenhuma brecha. Seja obediente. A obediência é para nossa proteção. Todo dia eu tenho que estar usando a minha fé porque tudo é uma graça”, conclui Cristiane.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: andreswd/getty images