O que você tem feito aos domingos?

O primeiro dia da semana tem um significado especial para todos aqueles que decidiram honrar a Deus em tudo

Imagem de capa - O que você tem feito aos domingos?

Domingo é dia de praia, uns dizem. Outros, aos domingos, se dedicam à prática de exercícios (os famosos atletas de final de semana). Há quem tire o dia para acordar mais tarde, sem se preocupar com o despertador. Almoço de família no domingo também é um clássico.

Porém, para aqueles que decidiram colocar Deus em primeiro lugar em suas vidas, e honrá-lo em tudo, algumas dessas atividades citadas podem até serem realizadas no domingo, mas não sem antes deles estarem na Igreja participando do culto.

Se consideramos Deus o primeiro em tudo em nossas vidas, temos prazer em dedicar o primeiro dia da semana a Ele. Essa atitude demonstra honra a quem é mais importante.

Em todos os templos da Universal, as reuniões de domingo, denominadas “Encontro com Deus”, acontecem pela manhã, em horários que variam conforme a localidade. No Templo de Salomão, ela se inicia às 9h30 e é dedicada a orações pela saúde do corpo, da mente e da alma, a orientações para a família, ao ensino da Palavra e ao louvor e à adoração a Deus, complementando com a busca pelo batismo com o Espírito Santo. Outras duas reuniões também acontecem no Templo: às 7h, denominada “As primícias”, e às 18h, a “Vigília do Espírito Santo”, com o Estudo sobre o livro de Apocalipse.

Alguns acontecimentos relatados na Bíblia revelam a importância do domingo para os fiéis, como a descida do Espírito Santo na Igreja (Atos 2.1-4) e a revelação que o apóstolo João recebeu sobre o Fim dos Tempos (Apocalipse 1.10).

O Bispo Renato Cardoso, responsável pelo trabalho da Universal no Brasil, realiza a reunião das 9h30, no Templo de Salomão. Ele destaca que colocar Deus em primeiro lugar é um princípio que deve se estender a todos os aspectos da vida de uma pessoa, e isso inclui também a agenda dela. “Vir à igreja no domingo de manhã é uma forma de dízimo, porque domingo é o primeiro dia da semana. A palavra domingo vem de dominus, que quer dizer Senhor, então domingo significa o ‘dia do Senhor’, o primeiro. Então o cristão começa a sua semana na Casa de Deus”, explica.

Consciência que a cozinheira Leda Passos, (foto abaixo) de 38 anos, reconhece que faz toda a diferença em sua vida. Aos 19 anos, convidada por uma tia, ela começou a ir aos domingos na Igreja. “Eu vi uma diferença dentro de mim de como as coisas fluíam e como olhava os problemas não mais com desespero, mas com confiança.” À medida que participava dos encontros dominicais, o seu interesse pela fé crescia, e hoje já são quase 20 anos de uma vida em que ela decidiu colocar Deus em primeiro lugar, inclusive como prioridade nos seus compromissos semanais. “Ir à reunião impacta na maneira como eu vejo as coisas, as pessoas. Elas não têm mais poder de definir minha semana porque já a entreguei, logo no primeiro dia dela, ao Único que tem esse poder de defini-la”, ressalta.

Prepare-se para o encontro
O Bispo Júlio Freitas menciona que, para termos bons resultados na vida, é necessário investimento, preparação e planejamento, e isso também vale para a maneira como nos apresentamos nos cultos de domingo e nos aplicamos em conhecer mais de Deus. Ele dá algumas orientações que, se seguidas, fazem a diferença na participação das reuniões:

– No sábado, separe a roupa que vai usar (não deixe para fazer isso na hora de sair e correr risco de se atrasar), assim como a Bíblia, os propósitos e os pedidos de oração. Deixe tudo preparado e de maneira que não esqueça. Durma mais cedo, visando descansar bem e, assim, acordar calmamente e em paz.

– No domingo, arrume-se
como para um encontro especial. Acorde cedo, faça a sua higiene pessoal, vista a sua melhor roupa e perfume-se, porque o encontro é marcado com a Pessoa mais importante da sua vida: o Senhor Jesus. Ele merece o melhor e cada detalhe revela a sua consideração para com Ele.

– Tente não se aborrecer com ninguém e não disperse as suas emoções ou perturbe o seu espírito com o que é desnecessário. Ao chegar na Igreja, faça uma oração apresentando a sua vida a Deus e procure se concentrar no que é dito do Altar. “A voz do pastor ou bispo está sendo dirigida a você e é desta forma que deverá encarar a reunião, por isso, ignore tudo o que poderá estar acontecendo ao seu redor”, destaca. O Bispo Júlio orienta a manter-se sempre em espírito de oração e, se alguém falar com você na hora da reunião, é preciso dizer, de forma delicada e educada, que está tentando manter a sua atenção.

Tratar com temor e reverência esse dia dedicado a Deus é mostrar o quanto Ele é considerado em sua vida. Portanto, reveja a forma como você tem tratado os domingos. Tudo o que é pensado para as reuniões nesse dia tem o intuito de aumentar suas experiências com Deus e avivar a sua fé. É, entre outras coisas muito importantes, um preparo espiritual para a semana árdua que se inicia.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara - Foto: Getty images e Demetrio Koch