O que você precisa saber sobre a gula

Ela não faz mal só ao seu corpo. Pode prejudicar também a sua Salvação

Imagem de capa - O que você precisa saber sobre a gula

Um dos maiores prazeres do ser humano é comer. Tanto que existe, inclusive, o Dia da Gula, comemorado no dia 26 de janeiro. Mas, diferente do que você pode imaginar, a data não é celebrada para estimular as pessoas a comer descontroladamente.

Na verdade, a intenção dela é alertar para as causas e os riscos do desequilíbrio na alimentação. As razões desse problema podem ser várias: compulsão alimentar, comer como uma compensação por estarem sozinhas ou incompletas em alguma área da vida, problemas psicológicos ou físicos.

O resultado é o surgimento de doenças como aumento do colesterol, diabetes, problemas cardíacos, respiratórios, obesidade, entre outros. Esta última, inclusive, já é considerada um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.

Estima-se que em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderia chegar a 75 milhões, caso nada seja feito.

Efeitos na alma

Comer descontroladamente traz uma série de problemas, como você viu e talvez já soubesse. Não é à toa que a Bíblia, há milênios, já alertava que é preciso ter moderação em tudo (leia Eclesiastes 7:16,17), inclusive comer.

Além disso, a glutonaria é considerada uma das obras da carne e “que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” (Gálatas 5:21). Logo, algo que também traz riscos à Salvação.

Por outro lado, o equilíbrio (ou domínio próprio) é um fruto do Espírito, presente nos que entregaram suas vidas ao Senhor Jesus e buscaram este batismo com todas as forças (leia Gálatas 5:19-23).

Só com o Espírito Santo é possível vencer às obras da carne e manter-se firme no caminho da fé.

A jovem Dayana, que aparece no vídeo abaixo, chegou à Universal com sérios problemas espirituais que a levou a comer compulsivamente. Ela encontrava na comida uma solução passageira para seus problemas. Mas, após participar da reunião da “Cura dos Vícios”, que acontece todos os domingos às 15h, na avenida Celso Garcia, 499 – Brás e em Santo Amaro, na avenida João Dias, 1800, ela ficou curada.

Assista abaixo o momento da libertação:

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: Getty Images