O que você precisa entender sobre o seu trabalho

Assunto foi abordado no Encontrão dos Homens. Confira

Imagem de capa - O que você precisa entender sobre o seu trabalho

Quando falamos de trabalho, tratamos de algo com o qual mantemos uma relação de “amor e ódio” e até contraditória: sua falta gera tédio, mas o excesso causa cansaço. O assunto foi tratado durante o Encontrão dos Homens, conduzido pelo Bispo Renato Cardoso, no Templo de Salomão, em São Paulo, no dia 26 de agosto.

É preciso entender
A Bíblia nos mostra que essa relação começou com Adão, quando ele pecou contra Deus: “porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida” (Gênesis 3.17).

O trabalho surgiu antes do pecado, mas o que mudou foi que a terra se tornou inimiga do homem, sendo mais difícil tomar o fruto dela. Desse modo, para ter sucesso no trabalho, o primeiro passo que um homem deve dar é eliminar a maldição. Como fazer isso? A Bíblia nos ensina que o caminho é temer a Deus (Salmos 128.1-2). Temer é respeitar a Vontade de Deus, ou seja, o que Ele fala se torna lei em nossa vida.

Quando o homem não escolhe esse caminho, ele não faz as pazes com o trabalho e, assim, ele vive reclamando. “E, portanto, ele não cresce. Ele reclama do patrão e da empresa e fica procurando um culpado”, explicou o Bispo Renato. Igualmente, do outro lado, há o patrão que age injustamente com o funcionário. A injustiça ocorre dos dois lados. Imagine a relação que existe neste ambiente de trabalho. Não há alegria no fruto que se obtém porque estão todos sob uma maldição.

Qual pensamento ter?
“Quando a pessoa está dentro dessa Palavra do Salmo 128 e teme a Deus, o seu comportamento é diferente. Tudo que ela faz não é só por obrigação ou para ganhar dinheiro. Ela faz como um testemunho de que ela serve a Deus. Onde quer que ela trabalhe, ela pensa: ‘eu quero que as pessoas vejam a Quem eu sirvo por meio do meu trabalho’. Então, ela já não trabalha mais por dinheiro. É claro que o dinheiro é importante, pois, sem ele, ninguém vive, mas ele não é o principal. Aliás, trabalhar por dinheiro é um dos maiores erros que as pessoas cometem”, disse o Bispo Renato.

O problema de pensar no trabalho somente como um meio para ganhar dinheiro é que a pessoa se torna fútil, pois ela é capaz até de realizar atividades que lhe fazem mal para alcançar sua meta.

O principal motivo para alguém trabalhar deve ser honrar a Deus. O rei Salomão, que foi um homem extremamente rico, observou: “quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade” (Eclesiastes 5.10). Ou seja, tudo que Salomão extraiu de lição sobre sua riqueza foi que aquilo era um vazio e que seria sempre insuficiente para satisfazer uma pessoa.

A segunda motivação para alguém trabalhar deve ser a vontade de desenvolver seus talentos. “O que você acha que Deus quer que você faça com o seu talento? Ele quer que você o desenvolva”, completou o Bispo Renato. As maiores histórias de sucesso no meio empresarial são aquelas em que a pessoa começou por baixo. A pessoa acredita no próprio potencial e se esforça para crescer. Não treine a sua mente para fazer o mínimo, porque essa atitude vai se refletir na sua qualidade de vida. Excelência é você fazer mais do que o seu melhor.

“O trabalho é de Deus e é a sua oportunidade para se provar. O seu trabalho não precisa ser uma maldição. Ele pode fazer de você uma pessoa honrada. Quando você tem sucesso, as pessoas o ouvem. Ninguém quer ouvir um fracassado. E, se você tem uma mensagem para dar ao mundo, que é a mensagem de Deus, busque fazer o seu melhor”, aconselhou o Bispo Renato.

Um desafio para você
Por fim, o Bispo Renato propôs o seguinte desafio: que os participantes façam seu trabalho com um espírito excelente por 30 dias. Se você quer participar desse desafio, realize suas tarefas como se trabalhasse diretamente para o Próprio Jesus. “Se você for limpar o chão, você vai limpá-lo como se o Senhor Jesus fosse passar ali”, exemplificou.

O Bispo Renato também relembrou a passagem: “Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis” (Colossenses 3.22-24).

Projeto IntelliMen
O encontro foi realizado pelo Projeto IntelliMen, que auxilia homens que desejam se tornar pessoas melhores. Você pode acompanhar esta palestra e os encontros anteriores por meio da plataforma Univer Vídeo.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: FG Trade/getty images