O que você precisa de verdade

Nenhuma mulher se contenta ao buscar satisfação em conquistas, bens materiais ou posições, pois o que elas realmente necessitam não é algo palpável

Atire a primeira pedra a mulher que nunca desejou ter um closet recheado, viajar o mundo, viver um relacionamento como o que vê em filmes e livros, prosperar a ponto de não precisar se preocupar mais com dinheiro, morar em um determinado lugar, se enquadrar em certos padrões de beleza, ser reconhecida profissionalmente e até alcançar uma posição supostamente privilegiada dentro do corpo eclesiástico. O problema não está em almejar essas coisas, mas na falta de contentamento, que persiste mesmo quando a mulher conquista algo que conste em sua lista de desejos.

Como se não bastasse a busca incansável pela satisfação pessoal, muitas ainda acabam se lamentando e murmurando pelo que não têm. Insatisfeitas com a vida, muitas mulheres continuam em busca de realização, enquanto se afastam cada vez mais de Deus e do que realmente importa. Na Meditação da Palavra, a palestrante Cristiane Cardoso abordou esse assunto ao meditar sobre o capítulo 5 de Eclesiastes. “Tudo o que você ama, jamais vai te fartar”, declarou.

O olhar espiritual
Em Eclesiastes 5.10, Salomão alerta que “quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade”,
pois nada do que o mundo terreno oferece nos dá garantia, uma vez que tudo aqui é vão e passageiro.

Cristiane exemplificou essa questão com a busca pela satisfação com a própria aparência, algo comum entre as mulheres: “você, por exemplo, sabe tudo sobre sobrancelha, cremes, pele, maquiagem, e é muito dada a isso, mas você pode ver que nunca está satisfeita. A tudo que você é muito ligada e dá muito valor, você não se farta e nunca é o suficiente. Hoje a nossa beleza natural não é suficiente para o mundo”.

Os padrões de beleza são baseados em tendências. Há o corte de cabelo do momento, a cor da estação, o formato da sobrancelha ou das unhas, o estilo de roupa e tantas outras coisas supérfluas. Contudo a mulher que é espiritual não se deixa levar pelas influências do mundo. Ela mantém os atributos que Deus lhe concedeu. “O que você precisa não é de mais dinheiro, não é de mais beleza. Enquanto você não enxergar de forma espiritual, sair do âmbito carnal e olhar a realidade, você vai ficar naquele rodamoinho: você não sai do lugar, nada anda e você está sempre se estressando por coisas que não vão dar o que você quer. Olhar de forma espiritual é ter discernimento”, destacou Cristiane.

Cuidado com as desculpas
Essa insatisfação, no entanto, não se restringe apenas às coisas superficiais do mundo. Muitas mulheres estão insatisfeitas em relação à sua atuação na Obra de Deus e usam a desculpa de que se estivessem em outro local, fizessem parte de outro grupo ou assumissem outra posição hierárquica poderiam estar fazendo mais, se doando mais e sendo mais útil.

Com isso, ignoram as oportunidades de darem o seu melhor e focarem em fazer a Vontade de Deus. Quem tem o olhar espiritual, independentemente das circunstâncias, também tem gratidão, como está escrito em 1 Tessalonicenses 5.18: “em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.

Qualquer investimento nas coisas deste mundo nunca trará satisfação e, quanto mais se conquista, mais se deseja. Esse é um círculo vicioso que impede a mulher de prosseguir e se satisfazer de verdade. Por quê? Porque a verdadeira satisfação está em uma única coisa: fazer a Vontade do Pai. “Quando fazemos a Vontade de Deus, nos sentimos realizadas. Então, o pouco é suficiente, porque estamos fazendo a Vontade de Deus. Assim, há um incentivo em nosso interior, algo que até no pouco nos dá ânimo. Dentro da Vontade de Deus, o pouquinho é suficiente e nos farta”, ensinou Cristiane.

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Foto: Getty Images