O que tem paralisado você?

Conheça alguns comportamentos que podem estar lhe impedindo de progredir nas áreas profissional e financeira e de conquistar o que deseja

Imagem de capa - O que tem paralisado você?

Quem não deseja ser bem-sucedido? Todos querem ser reconhecidos na sua área de atuação profissional. Muitos até são talentosos, mas transmitem a impressão de que nada do que têm feito os faz sair do lugar. Entre eles estão aqueles profissionais liberais que não conseguem expandir seus negócios, os funcionários que não recebem a promoção desejada ou os empreendedores que não conquistam mais clientes. Você se identifica com uma dessas situações?

Muitas vezes isso acontece por causa de caraterísticas negativas de sua própria personalidade e de suas atitudes. Confira, a seguir, cinco delas. Elas podem estar impedindo o seu avanço profissional e financeiro.

Orgulho
O orgulhoso nunca reconhece seus erros e sempre tenta justificar suas ações, afirmou o Bispo Allan Sena em uma recente reunião no Templo de Salomão, em São Paulo. “O orgulhoso nunca se vê como errado e sempre diz que tem bons motivos e boas razões para se portar daquela forma.”

Ele fez um alerta ao dizer que os motivos apresentados por esse tipo de pessoa nunca são adequados, pois, se fossem, ela colheria bons frutos em sua vida financeira e não o contrário. O Bispo também ressaltou que o orgulhoso se considera superior aos outros e tem dificuldade de se submeter a uma liderança, ou seja, ao seu chefe.

A Palavra de Deus também reforça o perigo de ser orgulhoso: “o orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra”. (Provérbios 29.23).

Dúvida
A dúvida impede a pessoa de vencer. O Bispo explicou como isso acontece: “quando a dúvida encontra espaço, ela consegue minar a confiança e consequentemente anula as respostas. Muitos passam a oscilar entre a confiança e a descrença e aí está o erro. Quem tem dúvida uma hora acredita que vai vencer, na outra desanima”.

A Bíblia também ressalta os malefícios da dúvida: “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte”. (Tiago 1.6).

Reações negativas
A reação negativa às notícias, às cobranças, às palavras de desânimo e aos problemas paralisa muitas pessoas. Diante de tantas pressões, elas não conseguem continuar na caminhada rumo ao seu objetivo.

É possível reagir de forma diferente? Sim: buscando a Deus. O Bispo Allan Sena afirmou que a presença do Espírito Santo é que sustenta as pessoas em suas lutas. Somente Ele pode blindar a sua mente contra os ataques do inferno. “O mal é quem fala tudo que é ruim na sua mente, como que não adianta lutar, que você vai perder, e coloca mil coisas na sua cabeça para que você desista. Sem o Espírito da Sabedoria, você não aguenta.”

Medo
O medo é um estado de perturbação resultante de um perigo real ou imaginário. Esse sentimento também está muito presente em situações relacionadas à vida profissional e financeira e faz a pessoa deixar de tomar atitudes. Em seu blog, o Bispo Edir Macedo alertou o que o medo é capaz de fazer: “agindo assim, (com medo), os fracassos ocorridos no passado emperram o avanço para se obter as conquistas no futuro”.

Por não dar ouvidos à Palavra (Voz) de Deus, a pessoa então ouve outras palavras (vozes). Com elas, vêm também o medo de perder o trabalho, o casamento, o ente querido, a saúde, etc. O que fazer então para eliminar esse sentimento? Ter confiança em Deus, conforme está escrito em Salmos 56.3: “Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti.”

Desobediência
Ainda em seu blog, o Bispo Macedo alertou que a desobediência – que é um ato de rebeldia – também paralisa a pessoa. Ele destacou que ela faz parte do comportamento de quem é consciente de que é preciso seguir a Palavra de Deus para progredir mas insiste em desobedecê-La. “Os desobedientes podem ser fiéis às doutrinas da igreja, ao pastor, aos dízimos e às ofertas, porém, se não obedecem à Palavra de Deus, continuam sendo rebeldes”, avisou.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Foto: Getty Images