O que te faz rei?

Encontrão dos Homens destacou importante ensinamento bíblico

Imagem de capa - O que te faz rei?

Homens e mulheres têm características distintas. É possível observar isso não só por meio da biologia, mas também da Palavra de Deus. Desse modo, há aspectos relacionados exclusivamente aos homens. “Não é questão de que um seja maior e outro menor. Deus deixa bem claro que não existe uma escala de importância entre o homem e a mulher”, explicou o Bispo Renato Cardoso durante o Encontrão dos Homens, que ocorreu no Templo de Salomão, no dia 30 de março, e pode ser assistido na plataforma de streamming Univer Vídeo. O Bispo deu como exemplo o fato de que o ar, a água e o alimento são igualmente importantes para o corpo humano, mas há dias em que toleramos ficar sem um ou outro.

O corpo aguenta ficar poucos dias sem água, mas, sem ar, em alguns minutos, a pessoa falece. Isso não significa, porém, que o ar seja mais importante do que a água e vice-versa.

A mulher na vida do homem
O Bispo Renato relembrou a passagem bíblica contida em 1 Coríntios 11.7: “O homem […] é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem”. Segundo o Bispo, “Paulo argumenta o seguinte: em termos de ordem, nós temos Deus, que criou o homem (para ser a Sua imagem e a Sua glória) e a mulher (para ser a glória do homem). Como assim, a ‘glória do homem’? O homem realizado tem uma mulher ao seu lado que o faz ser quem ele realmente é”.

Aliás, o Bispo destacou que em Provérbios 12.4 consta a afirmação de que “a mulher virtuosa é a coroa do seu marido”. O Bispo explicou que “o homem inteligente valoriza a sua mulher, porque ele sabe que quem o faz ‘rei’ e traz glória para ele é a sua auxiliadora. Quando ele tem uma auxiliadora ao seu lado, ele está fortalecido e é respeitado. A sociedade não olha para o solteirão do mesmo modo que olha para um homem bem casado”.

Assim, o homem vai sempre estar na mesma “altura” de sua mulher. Se ela tem um nível espiritual alto, ela vai puxá-lo para cima, mas, se ela tem um nível baixo, ele vai descer também. Sendo assim, o parâmetro na busca por uma esposa não pode ser a beleza física da mulher, porque ela é algo temporário, mas o compromisso que essa mulher assume de ser uma aliada Divina para que o homem cumpra com o propósito que Deus deu para ele nesta Terra. Se o homem tiver uma mulher sábia ao seu lado, os dois crescerão juntos, ensinou o Bispo. O homem inteligente procura por esta auxiliadora, porque ela não é apenas uma companheira. “O homem de Deus solteiro, que tem inteligência masculina, pensa: ‘quando Deus criou a mulher, Ele não criou uma fêmea qualquer, Ele criou uma auxiliadora, que vai ser exatamente o que ele precisa. Se você se envolver com uma mulher apenas porque gostou dela e suspender a sua inteligência, provavelmente, você vai gemer, sofrer e pagar por seus pecados até o último centavo. Pode ter a certeza de que você vai pagar, porque você errou, deixou o seu coração te enganar”, alertou o Bispo.

Conheça o Projeto IntelliMen
Esta palestra ministrada pelo Bispo Renato Cardoso faz parte do Projeto IntelliMen, criado e desenvolvido para homens que desejam melhorar nas diversas áreas da vida. Para isso, são indicados o cumprimento de 53 desafios e o acompanhamento dos encontros realizados periodicamente. Isso os ajudará a refletir sobre temas importantes e a colocar em prática o que realmente precisa ser feito para que eles melhorem sua vida como um todo. Aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo e saiba mais sobre o Projeto IntelliMen:

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: boonstudio/getty images