O que seu filho está lendo?
Conteúdos adequados podem contribuir de forma positiva na vida dos pequenos. Entenda como eles influenciam o comportamento deles
A leitura oferece muitos benefícios. Além de melhorar o funcionamento do cérebro, ler contribui para a construção do senso crítico. O que ocorre atualmente, porém, é que, na era da tecnologia, as crianças e os adolescentes ficam horas a fio grudados em smartphones, videogames e aplicativos on-line. Muitos pais, inclusive, se surpreendem com comportamentos rebeldes dos filhos e a sensação que se tem hoje em dia é de que a mente das crianças já não é mais tão infantil como deveria ser. Sendo assim, é importante que os pais incentivem que os filhos desenvolvam o hábito da leitura de livros edificantes.
Benefícios da leitura
Você já parou para pensar quais hábitos quer deixar para os seus filhos no futuro? Quem pergunta é a psicóloga Giselle Souza De Santi, especialista em psicopatologia clínica com experiência em atendimentos infantojuvenil e adulto. Ela afirma que ler pode ser entendido pela maioria das pessoas como uma simples forma de entretenimento ou como um meio de se obter informação, porém o processo de leitura também contribui para a saúde mental, desenvolvendo habilidades cerebrais, como o raciocínio e o pensamento científico.
“O cérebro é estimulado toda vez que praticamos o ato de ler, pois a leitura envolve imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem. Pesquisas indicam que crianças que têm o hábito da leitura incentivado durante toda a primeira infância desenvolvem seu senso crítico e mantêm seu rendimento escolar em alto nível. Decifrar, compreender, generalizar, sintetizar ou até mesmo propor hipóteses são funções superiores da mente, usadas durante a leitura”, explica.
A especialista acrescenta que é na infância que a criança desenvolve grande parte do potencial mental que terá quando adulto e que os responsáveis têm a oportunidade de ajudarem os filhos a se desenvolverem. Se, inclusive, dedicarem alguns minutos para ficar junto deles durante a leitura, terão a oportunidade não só de acompanhar o comportamento deles, mas também de fortalecer os vínculos familiares.
“Para um bom desenvolvimento global, a criança precisa de um ambiente acolhedor, estimulante, bem como da participação da família. É por meio da leitura que as crianças descobrem o mundo, trocam experiências e expõem suas emoções. A literatura exerce grande importância na vida das crianças, seja no desenvolvimento emocional, seja na capacidade de organizar e expressar suas ideias. Portanto, dedicar um tempo para a leitura com os filhos é uma excelente forma de criar bons hábitos e boas memórias para a história de vida deles”, conclui.
Cantinho da leitura
Se ler um bom livro influencia positivamente, o que dizer se ele for o livro mais importante que existe: a Bíblia? Em razão disso, a Escola Bíblica Infantil (EBI) tem incentivado os pais a lerem a Palavra de Deus e outros livros cristãos com seus filhos, explica Andrea Oliveira Villas Boas, coordenadora nacional da EBI. “Criamos o cantinho da leitura na EBI, onde os pais têm a oportunidade de sentarem ali com seus filhos, pegarem uma sugestão de leitura e meditarem juntos.”
A coordenadora ressalta que os valores da Palavra de Deus passam a ter mais peso na vida das crianças quando os pais são os transmissores deles. “Quando a criança aprende com os exemplos da Palavra de Deus, dificilmente ela terá problemas de comportamento e também espirituais”, destaca.
Tamires Alves Rosolem, de 32 anos, mãe de Isabella, de 10 anos, e Laura, de 4 anos, tem colocado em prática a orientação que recebe na EBI e visto resultados positivos em sua casa. “Ao exercitar com minhas filhas os valores orientados na EBI e também com o exemplo dado em casa, tenho conseguido mostrar para elas o que é certo fazer. Elas veem em mim o que quero nelas. Na EBI, além da leitura da Bíblia, é incentivada a leitura de livros da Fé e isso é muito importante. Esses momentos nos aproximam ainda mais e fortalecem a nossa confiança”, destaca.
Portanto, incentive que seus fihos leiam livros que tenham valores cristãos. Eles o ajudarão no desenvolvimento deles.