O que ninguém te conta sobre o pecado

A prática do pecado acaba com a autoconfiança e a autoridade sobre si mesma. Entenda

Imagem de capa - O que ninguém te conta sobre o pecado

Já está na consciência das cristãs que o pecado gera a morte, Quando uma pessoa vive em prol do pecado, desagradando a Deus, os frutos colhidos são problemas, infelicidade e, principalmente, a perda da Salvação de sua alma, caso não haja arrependimento.

A iniquidade, porém, traz consequências ainda piores para a pessoa que a comete: a perda da autoconfiança, o que faz muitas desistirem de si mesmas e até da Fé.

Um dos exemplos que temos é o de Davi que, por desejar a mulher de seu soldado, cometeu algo gravíssimo, especialmente aos olhos de Deus, como está escrito em 2 Samuel 11. A atitude de Davi o levou a perder a confiança em si mesmo e sua autoridade.

Posteriormente, Davi reconheceu seu erro diante do Senhor, mas o pecado lhe custou a dignidade, a ponto de ele aceitar muitas coisas erradas, como destacou a colunista Cristiane Cardoso em meditação disponível no Univer Vídeo: “Davi perdeu a autoridade que ele tinha de pessoa justa. Quando você vê a história de Davi, o que ele fez com Bate-Seba e Urias acabou com ele. Até hoje, quando falamos dele lembramos disso.”

Apesar das maravilhas que Davi fez e mesmo tendo um coração segundo o de Deus, como indica a Bíblia, seu pecado acabou com sua autoconfiança e credibilidade, manchando sua história e obrigando-o a ter de lidar com ofensas e problemas de forma passiva. “Eu imagino que Davi ficava pensando assim: ‘seja o que Deus quiser’, pois ele perdeu aquela autoconfiança de quem ele era. Ele continuava sendo sincero, mas não tinha mais aquela autoridade própria de poder chegar e dizer ‘isso aqui eu não vou aceitar’”, pontua a escritora.

Esse poder do pecado é tão forte que, mesmo quando há arrependimento sincero e Deus dá o perdão, a pessoa que pecou tem dificuldade de esquecer o que aconteceu e de seguir em frente. “Ao pecar, você trai quem você era ou pensava ser e tem um dedo apontado para você que o acusa a todo o momento, pois é algo que mancha sua história e seu testemunho.”

No entanto, se você pecou, não desista, mesmo com todas as consequências, como fez Davi. “Siga o exemplo de Davi, que se manteve na Fé. Ele perdeu a autoconfiança, a autoridade e a reputação, mas ficou na Fé. Mesmo depois do erro e da vergonha, ele se manteve na Fé, pois a Salvação está acima de tudo. O vencedor é aquele que fica até o fim. Vença a si mesma e não se autossabote achando que para você não tem jeito”, enfatiza Cristiane.

Ela também deixa um recado para quem não pecou: “se você não tem a mancha do pecado em sua vida, não caia nessa de que Deus perdoa e que a misericórdia dEle se renova todos os dias. Não pague para ver”.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: getty images