O que não te contaram sobre renda extra?

Veja o que você precisa fazer para aumentar o seu orçamento sem correr grandes riscos

Imagem de capa - O que não te contaram sobre renda extra?

Diante das dificuldades econômicas e até para ter ganhos além dos que o trabalho formal proporciona, muitas pessoas estão buscando atividades que aumentem seu orçamento. Elas estão indo atrás da chamada renda extra. Há quem diga que não é preciso ter prática nem habilidade para desempenhar alguma função que ajude a ganhar mais dinheiro, mas pensar assim pode estar um pouco distante da realidade. É preciso, por exemplo, refletir como escolher uma função que lhe propicie mais dinheiro sem prejudicar o trabalho fixo que você já executa e sem necessidade de ter que fazer altos investimentos.

Para Thiago Martello, educador financeiro e especialista em investimentos, primeiro é preciso compreender o que é renda extra: “é tudo que é agregado à renda principal de um indivíduo ou de uma família. Se eu sou celetista ou trabalho prestando serviços para uma determinada empresa de onde vem o meu salário principal, sou PJ (pessoa jurídica) ou profissional autônomo que tenha uma profissão específica, uma prestação de serviço e, nas horas vagas, nos finais de semana ou uma vez por mês ou duas vezes por ano, faço alguma coisa diferente para complementar a minha atividade específica, o que ganho é minha renda extra”, explica.

Ele diz que várias atividades podem se tornar renda extra: “se eu sei fazer bolos, faço em casa e vendo no trabalho; a venda de produtos de beleza, como habitualmente vemos algumas pessoas fazendo; se sou um eletricista celetista e, nos finais de semana, faço reparos na casa das pessoas; se sou contador em uma empresa e, uma vez por ano, atendo pessoas físicas para fazer o Imposto de Renda delas, todas elas são formas de obter renda extra. Qualquer renda, além da renda principal, é considerada renda extra”.

Grande equívoco
Contudo Martello aponta um grande equívoco de quem busca aumentar seu orçamento com mais atividades: “as pessoas tendem sempre a pensar primeiro em criar uma megaestrutura, investir em um espaço adequado, comprar mobiliário, investir em uma franquia, fazer um site, abrir um CNPJ e depois ir para o mercado testar. Antes de sair comprando tudo, juntar receita, montar uma cozinha industrial adequada, caso seja sua opção, embalagens, entre outros, que tal fazer uma pesquisa no bairro? Se você quer vender docinhos, pense: quem toparia comprar? Por quanto? Qual é a preferência das pessoas? Assim você não gasta dinheiro nem tempo, produto ou matéria-prima à toa”, alerta.

Martello diz que durante a pandemia diversas pessoas passaram a trabalhar em regime de home office e a buscar renda extra. “Muita gente que trabalhava fisicamente teve que aprender a comprar e a investir em ativos e adaptações em casa para poder prestar serviço. Houve aí enormes possibilidades de gerar renda ou uma renda extra de acordo com o posicionamento de cada um. Pela internet, por não ter fronteiras, também existe uma grande possibilidade de você encontrar algo e usar o seu talento, o seu tempo e a sua disposição para ganhar dinheiro”, analisa.

Ele esclarece que, por se tratar de uma renda extra, não necessariamente a atividade escolhida precisa receber grandes investimentos: “Dá para fazer as coisas com mais calma, com planejamento e depois de pesquisa. E, ao fazer tudo isso, a chance de dar certo com pouco capital é grande. Também é importante ter um capital inicial, para não retirar dinheiro do orçamento doméstico. Se você não tem, então guarde todo mês um pouquinho. Por exemplo, reservando R$ 100 por dez meses, você terá um capital inicial para começar um negócio e, caso não dê certo, ao menos não prejudicará o seu mês a mês, pois o seu capital de sustento estará vindo de outro lugar”, avalia.

Renda extra sem estresse
A quantidade de pessoas que pensam em obter renda extra é grande, mas muitas não sabem como fazer isso. A resposta para enveredar por esse caminho pode ser mais simples do que elas imaginam: fazer um elo com Deus. É Ele quem pode inspirar, motivar e despertar dons que vão auxiliá-las diretamente em sua jornada profissional. Se este for o seu desejo, faça como milhares de pessoas cujo foco é a Aliança com Deus: elas participam ativamente do Novo Congresso para o Sucesso, que acontece às segundas-feiras em todos os Templos da Universal. Participe você também.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: getty images / Arte: Eder Santos