O que muitos desconhecem sobre a demência

Mais de 55 milhões de pessoas no mundo têm a doença. Saiba como reconhecer, lidar e até preveni-la

Imagem de capa - O que muitos desconhecem sobre a demência

Apontada como a sétima maior causa de mortes no mundo em 2019, a demência afeta cerca de 55 milhões de pessoas e, de acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse número deve aumentar para 78 milhões em 2030 e saltar para 139 milhões em 2050. Conhecida como uma síndrome crônica e progressiva que interfere nas funções cognitivas como memória, aprendizado e comunicação, ela compromete principalmente a saúde da população idosa. Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostram que a população de idosos no Brasil totaliza 38 milhões (o País tem 210 milhões de habitantes). E estima-se que cerca de 1 milhão sofram de demência.

Em entrevista à Folha Universal, Raphael Ribeiro Spera, neurologista especializado em transtornos cognitivos do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FM-USP), e membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), observa que, “quanto mais envelhecida a população, maior o risco de desenvolvimento de uma doença neurodegenerativa, sendo que o Alzheimer é a principal”. Ele chama atenção para a importância de a população e a saúde pública se conscientizarem sobre a demência para evitá-la. Caso contrário, poderá haver um “aumento muito grande da incidência nos próximos anos”.

Existem diferentes formas de prevenção e adiamento da doença, como manter atividades cognitivas constantes, cuidar da alimentação e até mesmo controlar – e espantar – o colesterol alto e o diabetes. Fazer acompanhamento médico com regularidade é indispensável. Além disso, praticar atividades físicas, estudar assuntos de interesse, ler e, consequentemente, produzir estímulos cognitivos, são iniciativas valiosas. Veja outras iniciativas indicadas e saiba mais sobre a demência no infográfico ao lado.

Para colaborar com a prevenção e retardar o avanço da demência, o Grupo Calebe, da Universal, oferece atividades de estímulo cognitivo para a população idosa. Com as atividades oferecidas pelo grupo, é possível alcançar o desenvolvimento não apenas espiritual, mas também pessoal e intelectual. Para mais informações, acesse facebook.com/calebebrasiloficial.

 

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Arte: Eder Santos