"O que me faltava não estava do lado de fora"
Durante anos, Thaynara Carvalho procurou respostas nos lugares errados, até que deu um passo decisivo
A profissional de marketing digital Thaynara Carvalho, de 34 anos, conta que viveu uma infância confortável financeiramente, mas turbulências familiares deixaram marcas profundas nela. “Meu pai bebia muito e promovia festas diversas vezes, o que gerava brigas com a minha mãe. Além disso, havia comportamentos agressivos e eles trabalhavam muito, o que me causou uma ausência amorosa e emocional”, lembra.
Uma jovem complexada
Aos 7 anos, ela começou a acompanhar a mãe nas reuniões da Universal e até os 13 anos ouviu falar da fé e da Vontade de Deus, mas seus questionamentos internos e feridas emocionais prevaleceram.
Na adolescência, tomada pela revolta, ela buscou alívio e aprovação nas amizades e frequentando ambientes que a afastavam de sua verdadeira identidade. “Eu tinha um comportamento muito rebelde e agressivo. Eu convivia com muitos pensamentos intrusivos e guardava mágoas profundas. E, por ouvir tantas palavras de descredibilidade, desenvolvi vários complexos e baixa autoestima. Me tornei uma pessoa difícil de lidar”, confessa.

Uma vida cheia de luxo, mas vazia de paz
Na tentativa de provar o seu valor – inclusive para si mesma –, ela viveu relacionamentos sucessivos, mudava constantemente a aparência e recorria a roupas e maquiagens provocantes para chamar atenção. Ao se mudar para Goiânia para estudar, conheceu pessoas que lhe apresentaram uma rotina que lhe permitia ostentar, como festas, bebidas, viagens e luxo, mas nada preencheu seu vazio interno.
Apesar de estar sempre rodeada de amigos, os conflitos da infância continuavam vivos. “Eu não conseguia me sentir realizada. Muitas vezes, durante as festas, eu chorava e dizia: ‘Eu não deveria estar aqui. Esse não é o meu lugar’”, relembra.
Depressão e desejo de morte
Com o acúmulo de frustrações e de relacionamentos malsucedidos, cresceram também os sentimentos de incapacidade e de desvalorização, além do surgimento da ansiedade e da depressão.
Thaynara perdeu sete quilos, buscava apenas ambientes escuros, evitava qualquer convivência e também começou a nutrir o desejo de morrer, como relata: “Eu pensava que, se minha vida acabasse ali, meus problemas cessariam. Lembro de pedir para minha mãe me internar, pois, dopada, não veria o dia passar”.
O passo decisivo
Cansada de sofrer, ela se lembrou dos ensinamentos que ouvira na infância. Ao receber o convite de uma obreira da Universal, ela decidiu retornar à Presença de Deus depois de 21 anos de afastamento. Thaynara detalha como estava na época: “Eu estava cansada de colocar meu coração nas mãos de pessoas. Eu queria ser diferente. Então, voltei a frequentar as reuniões. A Palavra de Deus foi entrando em mim e mudando o meu interior”.
Uma nova vida
Ela deixou de lado os prazeres e a necessidade de suprir as expectativas dos outros e entregou sua vida a Deus. “Abri mão de viagens, amizades e festas. Procurei conhecer mais a Palavra de Deus e busquei receber o Espírito Santo. Ao experimentar o Novo Nascimento, encontrei a paz, a força, a direção, a confiança e a aprovação que tanto procurei.”
Hoje, livre da depressão, das angústias e das marcas do passado, Thaynara diz que é verdadeiramente feliz: “Tenho paz, alegria e perspectiva de vida. Tudo se fez novo na minha vida e hoje quero oferecer a quem precisa, assim como eu precisei, o que recebi de Deus”, finaliza.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo