Rede aleluia
O que foi a batalha no Vale do Sidim?
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 4 de Maio de 2021 - 11:41


O que foi a batalha no Vale do Sidim?

E quem foi Quedorlaomer? Saiba as respostas na coluna 'Gênesis Responde'

O que foi a batalha no Vale do Sidim?

A batalha do Vale de Sidim foi uma batalha onde quatro reis do Norte (Quedorlaomer, rei de Elão, Anrafel, rei de Sinear, Arioque, rei de Elasar e Tidal, rei de Goim) fizeram guerra contra as cinco cidades do Vale de Sidim. Essas cidades foram fundadas para pagarem tributo por doze anos, mas se rebelaram no décimo terceiro ano.

Assim, essa rebelião contra reinos da Mesopotâmia deu início a uma das mais antigas guerras que se tem notícia: a guerra dos quatro reis contra cinco.

Como resultado, os quatro reis do Norte derrotaram os cinco reis das cidades da Planície. Todas as cidades-estado derrotadas foram saqueadas. Entre elas estavam Sodoma e Gomorra. Como o vale tinha muitos poços de extração do betume, quando os soldados de Sodoma e Gomorra fugiram, muitos caíram nesses poços. Já os sobreviventes fugiram para os montes.

Vale destacar que, quando os reis do Norte entraram em Sodoma, roubaram os bens e levaram o povo como escravo. Mas, a única coisa que Quedorlaomer e os outros reis que conquistaram a vitória não esperavam era que, entre os moradores de Sodoma levados como escravo, estava o sobrinho de Abrão.

Quem foi Quedorlaomer?

Ele foi o rei de Elão, onde atualmente é o Irã, e tinha muitos interesses na região. Por exemplo, ele dominava a estrada das caravanas vindas da Arábia, e o trânsito para o Egito.

Além do mais, é possível que o maior interesse de Quedorlaomer tenha sido o betume, extraído dos poços do vale de Sidim.

De todo modo, a região era importante para o rei de Elão, tanto que ele a dominou por doze anos. Quedorlaomer aparece como o monarca em destaque na batalha no Vale do Sidim, liderando a coalizão contra os reis rebeldes.


O que foi a batalha no Vale do Sidim?
  • Gênesis Respond / Fotos: BLAD MENEGHEL/RECORD TV 


reportar erro