O que fazer quando você só perde e nunca ganha?

Entenda como superar desafios, traumas e um passado doloroso e ainda se tornar invencível

Imagem de capa - O que fazer quando você só perde e nunca ganha?

Perder se tornou um hábito para muitas pessoas e é algo tão frequente na vida delas quanto pentear o cabelo ou escovar os dentes.

Colecionadoras de fracassos, muitas são pressionadas pelos problemas e têm a sensação de que nunca vão ganhar, pois, desde que se conhecem por gente, assistem à destruição entrar em suas vidas sem pedir licença. Por exemplo, existem as que só têm perdas, apesar de terem vários diplomas; as que assinam um contrato de trabalho já esperando a demissão; as que veem o sonho de ter o próprio negócio ser engolido pelas dívidas; outras que sentem a saúde se perder a cada diagnóstico de uma nova doença; e ainda aquelas que veem a família se desestruturar por causa dos vícios ou das traições.

Essa vida que não evolui parece uma constante para muitas pessoas e, em meio a esse cenário, elas concluem, equivocadamente, que devem desistir. No entanto, quando a pessoa alimenta a Fé, as perdas que ela tem já não são mais as mesmas porque o que ela passa a perder, na verdade, é o medo de enfrentar os problemas e, assim, ela começa a ter vitórias. Essa vitória, proporcionada pela Fé, está descrita em 1 João 5.4: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”.

VENCER E NÃO SER VENCIDO
Nesta passagem bíblica, vemos que é possível vencer o mundo pela Fé, mas quem teria esse perfil de ser invencível, como um super-herói, que, por sinal, nem existe? O verdadeiro vencedor, na verdade, é real e é formado pelo Próprio Espírito de Deus. Daí a razão de ser mencionado que o nascido de Deus vence o mundo todo, pois essa condição só pode vir de Alguém como Ele.

Sabemos que para que alguém nasça de uma pessoa é necessário que ela seja gerada por ela, como explicou o Bispo Renato Cardoso durante um programa da Rede Aleluia de rádio: “só um ser de uma espécie pode gerar outro ser da mesma espécie. Você nunca vai ver uma leoa gerando um elefante, por exemplo, porque leões só podem gerar leões. O mesmo ocorre com o ser humano. Ele não é automaticamente nascido de Deus, mas nascido de outro ser humano”.

Por isso, há uma distinção entre ser criatura e filho de Deus. O Bispo esclareceu como uma pessoa nasce de Deus: “quando a pessoa entrega a vida velha em troca de um renascimento, uma vida nova é gerada por Deus e, assim, ela se torna filha dEle, com o DNA espiritual dEle, com o caráter dEle e também com a Sua autoridade”. Essa condição está em João 1.12-13: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”. O Bispo também explicou por que esse tipo de pessoa se torna invencível: “quem é nascido de Deus é uma extensão dEle neste mundo, como aquela história de ‘filho de peixe peixinho é’. Então, ele não vence um problema apenas hoje e amanhã é vencido por ele. Ele é invencível como Deus é e as coisas que ele ainda não venceu é porque o jogo ainda
não acabou”.

PERDA PARA OS VÍCIOS E PARA O CRIME
Marcos Santos, (foto abaixo) de 47 anos, pertencia a uma família humilde que se desestruturou por causa dos vícios. “Tive uma infância conturbada. Fui criado por meu pai, um homem honesto e trabalhador, mas dominado pelo vício em bebidas. Ele bebia e quebrava tudo em casa.

Então, com 15 anos, eu saí de casa depois de uma discussão. Pouco depois, conheci más amizades e, ao andar pelas ruas, me envolvi com as drogas e entrei para o mundo do crime”, expôs.

Assim, começaram os roubos de veículos, de bancos, de carros-forte e os sequestros. Marcos foi preso e a soma de seus crimes, como assaltos, extorsão, sequestros e até homicídios, resultou em 150 anos de condenação. Com a restrição da liberdade e a perda de convívio com a família, Marcos também considera que perdeu a juventude.

Contudo, quando ele conheceu a Universal por meio de um programa de TV, a sua mudança teve início. Nessa ocasião ele estava preso havia 20 anos. “Minha alma gemia com um vazio enorme quando, em uma madrugada fria, vi a imagem do Templo de Salomão, em São Paulo, e ela chamou minha atenção. Durante o programa, acompanhei os testemunhos de ex-presidiários que tiveram um Encontro com Deus. Aquilo fez com que as escamas dos meus olhos caíssem e entendi que tudo aquilo que vivi não tinha valido a pena.”

Ele lembra que falou com Deus naquele momento: “me arrependi, dobrei meus joelhos e pedi perdão a Deus por tudo que tinha feito. Pedi uma única oportunidade, forças e direção para seguir minha jornada. Então, comecei a participar das reuniões do programa social Universal nos Presídios (UNP) e tive certeza que o impossível, o sobrenatural, estava prestes a acontecer”.

Marcos se recorda que desejava uma mudança interna. “Pedi para que Deus fizesse uma transformação, que eu fosse uma nova pessoa e que aquela maldade saísse de dentro de mim. Então, nasceu em mim uma Fé viva.”

A transformação desejada aconteceu quando ele recebeu o Espírito Santo, como relata a seguir: “senti uma alegria enorme e chorei como se fosse uma criança. Deus colocou paz no meu coração e aí houve a certeza de que Ele era comigo e que eu seria um vencedor”.

Marcos se casou com Sheila David, hoje com 43 anos, e eles confiaram suas vidas ao Altar em uma campanha de Fogueira Santa e ele relata que um novo fato aconteceu: “milagre não se explica, mas, dois anos depois, minha pena foi reduzida e hoje estou em liberdade.”

Ele também comemora outros ganhos que teve: “Deus me deu uma esposa e uma família maravilhosa e hoje meu pai e eu somos unidos.

Para quem um dia comeu comida azeda, hoje me alimento nos melhores restaurantes. Tenho empresas, 70 funcionários, caminhões, carros e motos importados e apartamentos. Sei que não vou levar nada deste mundo, mas, se eu dormir hoje e não acordar, sei que venci, pois tenho meu bem maior: o Espírito Santo” , conclui.

DEPRESSÃO, DROGAS E SURTOS PSICÓTICOS
Patrícia Guarienti, (foto abaixo) de 32 anos, também teve inúmeras perdas em sua vida. O pai dela já era alcoólatra antes dela nascer. “As brigas em casa aumentaram com meu nascimento. Ele começou a agredir minha mãe e, com medo que ele nos matasse, fugimos de casa. Quando eu estava com 6 anos, minha mãe pediu a separação. Ela trabalhava em três empregos e eu e minha irmã ficávamos no colégio interno. Ali, começaram a surgir os primeiros sinais de depressão em mim.” Ela lembra que foi nessa época que ela começou a perder a vontade de viver.

Aos 14 anos, Patrícia já consumia bebidas alcoólicas e drogas, como maconha, e tinha relacionamentos tóxicos. Aos 15, ela foi diagnosticada com síndrome do pânico, bulimia e ansiedade. “Aos 16 anos, após um surto psicótico, minha mãe me internou e só lembro de ter acordado na clínica psiquiátrica.”

Ela ficou internada 21 dias, mas, depois de sofrer outro surto, Patrícia ficou mais 21 dias. “Comecei a fazer psicoterapia, mas, no estágio em que a doença estava, o tratamento não surtia efeito. Pensei que não tinha mais jeito para mim e tentei o suicídio duas vezes: na primeira tomei remédios e na segunda me joguei na frente de um ônibus.”

Foi em uma terça-feira, sozinha e com os braços mutilados que, em seu íntimo, Patrícia pediu ajuda. Exatos dois dias depois, sua mãe recebeu um exemplar da Folha Universal, viu os relatos contidos no jornal e decidiu participar de uma reunião na Igreja. Era período de Fogueira Santa. “Um dia depois da minha mãe ter ido à reunião, eu tive uma crise na rua e o meu namorado, na época, foi me socorrer. O único lugar que estava aberto era a Igreja Universal e ele me levou para lá. Participei de uma reunião e, no mesmo dia, tive meu Encontro com Deus. Recebi uma paz e uma alegria inexplicáveis.”

Ela lembra que se libertou dos problemas internos: “me livrei completamente da depressão e nunca mais tomei remédios ou fui internada. Além disso, a minha relação com a família mudou. Me entreguei ao Senhor Jesus e comecei a buscar o Espírito Santo. Em nove meses, O recebi e Ele mudou totalmente a minha vida. Estou há 16 anos nessa Fé”, detalha.

Nesse período, Patrícia recebeu a direção para prosperar e ter uma vida amorosa abençoada. Casada há sete anos com o médico Jairo Guarienti, hoje ela é empresária e estudante de psicologia e se considera realizada: “tenho uma família abençoada, paz e amor no meu casamento e meus projetos sempre são bem-sucedidos. No entanto o que me deixa mais feliz é ser usada por Deus para levar força e vida aos que estão desesperados e sem esperança de viver dias melhores”, finaliza.

“SE EXISTE DESGRAÇA NO MUNDO, eu vivi com ela”
O gerente administrativo Marcos Paulo Silva, (foto abaixo) de 46 anos, e a empresária Sandra Silva, de 41 anos, estão juntos há 23 anos. Sandra conheceu o trabalho da Universal há sete anos e ele há dois. Eles se casaram há um ano e quatro meses. Marcos já contabilizou inúmeras perdas em sua vida por causa de desarranjos amorosos e familiares. “Conheci a Sandra em um momento de separação. Minha ex-esposa tinha me abandonado com nossos filhos e foi viver com outra pessoa. Na época, minha filha tinha um ano e meu filho três. A Sandra entrou em um relacionamento com a cara e a coragem e eu a admirava muito por isso.”

No entanto, o amor, a admiração e, por fim, o casamento começaram a se desestabilizar. Durante uma festa surpresa de aniversário que Sandra tinha preparado para Marcos, ele a traiu com uma convidada. Posteriormente, houve uma traição da parte dela também.

“Transtornado, deitei minha esposa no chão e coloquei a faca no pescoço dela”, conta.
Marcos chegou a ter entre 15 e 20 amantes e uma delas pediu que ele se separasse da esposa. “Abandonei tudo por essa pessoa: filhos, esposa, apartamento, faculdade e empresa. No entanto senti que estava à beira da morte. Cheguei a ficar uma semana sem dormir, aflito, depressivo, angustiado, assustado, até que o médico me receitou remédio tarja preta. Se existe desgraça no mundo, eu vivi com ela.”

Até que um dia Marcos decidiu abandonar as atitudes que só lhe trouxeram perdas. “Olhei para o céu e falei para Deus que não aguentava mais aquela vida. Nesse dia, nasceu um novo homem e uma nova história.”

Nessa época, Sandra já estava na Universal e conhecia o poder transformador da Fé sacrificial no Altar. Não demorou para que Marcos também a conhecesse. “Vi uma oportunidade de ser diferente e entendi a importância de ter o Espírito Santo. Precisei sacrificar quem eu era para recebê-Lo, mas a vida que recebi dEle foi e continua sendo maravilhosa.” Ele afirma que depois disso as lutas foram vencidas: “adquirimos bens materiais, abrimos empresas e nosso casamento foi restaurado e abençoado. Deus mudou minha vida de tal maneira que faz dois anos que digo que sou um morto- vivo, pois morri para o mundo para viver para Deus”.

VALE TUDO
Em uma postagem em suas redes sociais, o Bispo Edir Macedo disse que não há maior glória neste mundo do que nascer de Deus e que o batismo com o Espírito Santo testifica o Novo Nascimento: “quando a pessoa nasce do Espírito Santo, ela é nova criatura, então, se torna filha de Deus”.

Ele reforçou que os que vencem o mundo não são aqueles que professam uma religião, mas os que têm uma vida com Deus. Por isso muitos até vencem as dificuldades, mas não são invencíveis. “Jesus disse para Nicodemos (João 3), um homem religioso, que se ele não nascesse da água e do Espírito, não entraria no Reino de Deus. É isso o que faz a diferença entre a vida das pessoas que creem e as que pensam que creem mas que estão espiritualmente prostradas.” Ele ainda advertiu que “essa também é a causa do seu fracasso e de você perder sempre. Você pode ter sido vitorioso nas conquistas materiais, mas não nas espirituais. Claro que ninguém vence de barriga para cima: a gente vence nas lutas. Quando estimulamos as pessoas a buscarem o Espírito Santo é para que venham a conhecer o Pai delas.

Não vale a pena receber o Espírito Santo? Vale tudo. Só quem é nascido de Deus tem vida eterna. Se Deus é eterno, os filhos dEle também serão”, concluiu o Bispo Macedo.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino - Fotos: Demetrio Koch e getty images