O que fazer quando não há mais nada a fazer?

Você não tem ideia do poder que está ao seu alcance e que pode mudar tudo. Leia e entenda

Imagem de capa - O que fazer quando não há mais nada a fazer?

Provavelmente, se você presenciasse alguém falando com ossos acharia que essa pessoa não está em seu juízo perfeito, mas um relato bíblico mostra que um profeta fez isso – e o fez a mando do Próprio Deus. O que sucedeu essa atitude foi surpreendente. Toda a simbologia por trás desta história revela um segredo poderoso capaz de transformar a vida de qualquer pessoa, ainda que humanamente ela esteja vivendo uma situação de impossível reversão. O ensinamento contido nessa intrigante história registrada na Bíblia foi abordado durante a reunião do dia 27 de agosto, no Templo de Salomão, em São Paulo, pelo Bispo Renato Cardoso.

A passagem bíblica em questão é relatada no capítulo 37 do livro do profeta Ezequiel. Deus deu uma visão a Ezequiel quando o transportou a um vale repleto de ossos humanos. E tem mais um detalhe: os ossos estavam sequíssimos, enfatizando que se tratava de uma condição impossível de ser alterada. O Bispo Renato destacou que aquela visão que Deus deu ao profeta simbolizava, àquela altura, a condição do povo de Israel e afirmou que é a mesma em que estão muitas pessoas hoje: elas estão com a vida tão destruída que quem as vê concorda que não existe mais jeito para elas.

Diante daquele cenário, Deus provocou a fé de Ezequiel perguntando se era possível que aqueles ossos revivessem. A situação, porém, era tão caótica que o profeta respondeu que só Deus é quem sabia. Conforme explicou o Bispo, mesmo que a fé de alguém seja pequena, Deus trabalha, pois o importante é a obediência ao que Ele dirá que ela deve fazer – isso sem que a pessoa tenha de entender ou sentir alguma coisa.

E foi o que Ezequiel fez diante da inusitada orientação que Deus lhe deu de profetizar sobre aqueles ossos dizendo a eles: “ossos secos, ouvi a Palavra do Senhor” (Ezequiel 37.4).

Tudo obedece
O Bispo explicou que no mundo natural alguém falar com algo inanimado é loucura, mas no mundo da fé sobrenatural não. Aliás, a Bíblia está repleta de situações como essa. O Próprio Senhor Jesus falou com uma figueira e determinou que nunca mais nascesse fruto dela e a figueira secou (Mateus 21.18-20). Em outra ocasião, o Messias falou para o vento e as ondas do mar que se acalmassem e o mar se acalmou (Marcos 4.37-39). Quando o sol estava se pondo e Josué estava guerreando contra os inimigos, por saber que se a noite chegasse ele estaria em desvantagem, ele falou para o sol e a lua se deterem e o sol e a lua pararam, até que o povo se vingou de seus inimigos (Josué 10.12-14). Sabemos que não é o sol e a lua que se movimentam, mas a Terra, ou seja, com a palavra ele fez com que a terra parasse.

“A Palavra de Deus mostra que tudo neste mundo obedece à Sua Voz porque foi Ele quem criou tudo. Então, para que você veja o sobrenatural na sua vida, você precisa aprender esse segredo da fé: a fé fala com o sobrenatural e age no sobrenatural”, ensinou o Bispo.

Do mesmo modo, podemos agir sobre as situações que enfrentamos e que parecem sem solução, isso é profetizar. E, ao contrário do que erroneamente as pessoas pensam – que profetizar significa adivinhar –, o Bispo explicou que profetizar significa “repetir o que Deus falou. Crer no que Ele falou e determinar, passar aquilo com convicção, com fé”.

Por isso, pela fé, uma pessoa pode, por exemplo, falar com uma doença para que saia do seu corpo, pode determinar que o vício saia de sua vida, pode falar para a dívida impagável que ela será quitada.

Quando Deus falou para o profeta profetizar para os ossos secos para que eles ouvissem a Palavra do Senhor dizendo que Deus faria entrar neles o Espírito e então eles viveriam, estava revelando o que tem de mudar em primeiro lugar na vida de uma pessoa: o espírito. Ele representa a mente e “quando muda o espírito, muda a vida”. Deus continuou descrevendo o que faria e o que era para ser dito àqueles ossos: “E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o Espírito, e vivereis, e sabereis que Eu sou o Senhor (Ezequiel 37.6).

Ezequiel fez exatamente o Deus ordenou e a Bíblia relata que enquanto ele profetizava houve um ruído, um rebuliço com cada osso se juntando a outro. “Você pode imaginar aquele barulho de ossos se mexendo, cada osso procurando o seu par, um procurando o outro, obedecendo à Palavra de Deus e eis que se levantou um exército poderosíssimo, como diz o texto. Então, esse rebuliço, esse sobrenatural, esse ruído de ossos é o que acontece quando você crê na Palavra e você dá a ordem. E nós temos visto isso acontecer. Pessoas que eram ‘ossos secos’ e hoje são cheias de vida, de fé, de alegria, com a família restaurada porque ouviram a Palavra de Deus e creram, então a Palavra trouxe vida para elas. Entrou o Espírito nelas e elas são outras pessoas”, concluiu o Bispo.

O Dia da Profecia no Vale dos Ossos Secos

Você, que considera que a sua vida está como um vale de ossos secos e quer uma mudança, marque esta data em sua agenda: domingo, dia 10 de setembro, será O Dia da Profecia no Vale dos Ossos Secos. Neste dia, será profetizado que todas as coisas que eram impossíveis venham a se materializar para você. Participe na Universal mais próxima.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: divulgação