O que faz um herói?

Ninguém está livre de problemas, mas não pode confiar só na própria força para superá-los

Imagem de capa - O que faz um herói?

Você pode não ter sido leitor de histórias em quadrinhos, mas pode ter ouvido falar de Stan Lee (1922-2018), criador de alguns dos super-heróis mais conhecidos das revistas, do cinema e da TV. Na década de 1960, ele bolou uma estratégia de marketing interessante: os principais títulos de sua editora, a Marvel, seriam antecedidos por adjetivos que exaltassem os heróis.

Por causa disso, alguns adjetivos ficaram tão vinculados ao personagem que viraram quase parte fixa do nome, como O Incrível Hulk. Além dele, seus companheiros ganharam títulos como O Invencível Homem de Ferro, O Espetacular Homem-Aranha, Os Fabulosos X-Men, O Poderoso Thor. Esses adjetivos ficaram quase obrigatórios e, então, foi criado também o Quarteto Fantástico.

Mas, apesar de tão fantásticos, espetaculares, poderosos, incríveis, entre outros atributos, todos esses personagens fictícios tinham algo em comum: não eram invencíveis. Tinham falhas. Algumas bem sérias. No entanto eram considerados heróis porque tinham a capacidade de aprender a vencer os adversários.

O fato é que muitos homens gostariam de ser considerados heróis pelas pessoas que estão à sua volta. Mas os super-heróis não existem, tampouco os dos quadrinhos. O que pode dar a eles esse título não é o pensamento que têm de que nunca erram, mas o fato de corrigirem os erros e se levantarem.

A Bíblia tem vários exemplos assim. Davi, com seu prestígio de guerreiro e rei, cedeu a tentações e abusou de seu poder. Mas aprendeu a se submeter a Deus, a arrepender-se verdadeiramente e, assim, foi considerado “o homem segundo o coração de Deus”. Jó perdeu tudo e todos para entender que suas boas ações humanas não eram suficientes se ele não estivesse voltado ao Senhor. Além deles, há muitos outros exemplos parecidos na Palavra de Deus.

Mais do que um super-herói

Faz parte da masculinidade demonstrar segurança, força, equilíbrio, mas ninguém está livre de momentos em que se sente fraco. Alguns homens, com medo de manchar sua imagem de fortes, caem no erro de não procurar ajuda porque pensam que serão vistos como limitados.

Os heróis também pedem conselhos, integram grupos e equipes que lhes tornam mais fortes, compensam as fraquezas uns dos outros, servem de exemplo aos mais novos e levantam mais fortes mesmo depois de grandes quedas.

Com isso, o herói mostra que é possível se levantar, perseverar e inspirar outros. Isso sim torna alguém espetacular, poderoso e incrível.

Ninguém é um herói sem antes ser um homem com bom caráter e desejo de superação. Não importa o quão invencível demonstre ser.

O socorro
Você pode ser considerado um herói por todos à sua volta com a ajuda de Deus. Ele, sim, é o Todo-Poderoso que pode transformar todos os seus problemas e ensiná-lo a vencer suas dificuldades. Você tem com Ele mais do que um super-herói para todas as horas, pois Ele está de braços abertos para lhe socorrer, só esperando que você O chame e Lhe conte todas as suas aflições.

Que tal fazer isso?

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Foto: Getty Images