O que falta para que você seja o que almeja?

Encontro do Godllywood AutoAjuda mostrou como os desejos podem atrapalhar a busca pelos objetivos

Imagem de capa - O que falta para que você seja o que almeja?

No dia 27 de maio, milhares de mulheres se reuniram no Templo de Salomão, em São Paulo, e em diversos templos da Universal espalhados por todo o Brasil para participar do encontro
Godllywood AutoAjuda.

A mensagem transmitida no encontro visou mostrar às mulheres por que muitas vezes elas não conseguem se tornar o que tanto desejam, como uma boa mãe, esposa, mulher ou uma pessoa digna e de respeito. Segundo a palestrante Cristiane Cardoso, a atitude de muitas mulheres parece afastá-las do que buscam e elas “concluem que não podem ser essa pessoa, mas podem sim”.

Para exemplificar, Cristiane falou da história bíblica de Davi e Bateseba, tema da sétima temporada da série Reis, produção da Record TV (saiba mais sobre a relação deles lendo o texto da pág. 14). Davi, apesar de ter muitas esposas e concubinas, se relacionou com a esposa de um dos seus soldados e, depois disso, passou a tomar atitudes abomináveis. “Como um homem segundo o coração de Deus, que escreveu a maioria dos Salmos e foi citado como exemplo, caiu e passou a não ter caráter?. Isso aconteceu porque ele quis viver pelos costumes dos rei da época e passou a justificar suas atitudes a partir disso”.

Segundo Cristiane, encontrar justificativas para más ações é o caminho para o pecado. E Bateseba, assim como Davi, fez isso. Ambos deixaram que o desejo os dominasse e buscaram desculpas para defender suas atitudes e minimizar o potencial maligno que havia nelas.

Muitas mulheres agem como os dois. Pode ser em uma situação semelhante à de Bateseba ou em outras. São mulheres que, mesmo sendo cristãs, agem impulsionadas por desejos. Quem age assim, muitas vezes, coloca a culpa pelos seus erros em outras pessoas ou nas situações. “Falamos muito sobre Davi e Bateseba, mas temos que olhar no espelho e reconhecer que nós temos um Davi e uma Bateseba dentro de nós. É natural do ser humano justificar suas cobiças, mas esse caminho é perigoso”, diz Cristiane.

Conforme ela explicou, cobiças são aqueles desejos ruins, que querem o mal e trazem o pecado. “Quando você tem que achar uma justificativa para aquilo que não é certo, já se trata da cobiça. Muitas cobiças não são relatadas na Bíblia nem são detalhadas como pecado, mas atraem o pecado e vão fazendo você ‘abrir’ portas que a levarão à morte”. Como descreve a passagem bíblica de Tiago 1.14.15, cada um é tentado e atraído por sua própria cobiça e, havendo ela ganhado vazão, “dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”.

Então, para que a mulher consiga tomar atitudes corretas, tenha uma vida digna e se torne aquilo que almeja, ela não deve viver justificando seus comportamentos e desejos, mas assumir a responsabilidade que surge em sua vida, enfrentar seus sentimentos e, ao errar, se arrepender e abandonar o erro, como fez Davi. “O pecado traz justificativas, mas, quando você se arrepende, você tira a justificativa e reconhece quem você é, o que está dentro de você e o que fez. E por isso muda de vida”, afirmou Cristiane.

Quando há esse arrependimento, a pessoa consegue seguir em paz perante Deus, com alegria e a cabeça erguida para fazer o que é certo. “Com isso, Deus dá a ela uma nova oportunidade para fazer tudo diferente, assim como ocorreu com Davi. Ele reconheceu seu pecado, assumiu as consequências, mudou e, assim, se tornou referência para todos os outros reis de Israel”, concluiu Cristiane.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Fotos: Demetrio Koch