O que falta para que você seja a morada de Deus?
Habitar no ser humano é o maior desejo do Espírito Santo, mas existem condições para que isso aconteça
Desde a Criação, o desejo de Deus é estar em comunhão com o ser humano. Apesar da separação que o pecado causou, Ele nunca desistiu desse plano. Uma prova disso é que, ao libertar o povo do Egito, Ele pediu a Moisés que construísse um lugar apropriado onde Ele manifestaria a Sua Presença (o Tabernáculo), como está escrito em Êxodo 25:8: “E Me farão um santuário, e habitarei no meio deles.”
Deus, cuja Presença nem os céus podem conter, escolheu habitar em uma simples tenda, limitada e móvel, apenas para estar no meio daqueles que mais ama: os seres humanos.
Cada detalhe do Tabernáculo foi revelado por Ele, que capacitou pessoas para executá-lo. Afinal, tratava-se de Sua morada e ninguém melhor do que Ele para dar as diretrizes de como deveria ser. Além de ser morada divina, o Tabernáculo era um lugar de adoração, revelação, sacrifício e ensino. Tudo apontava para a comunhão eterna entre Deus e o homem.
Pronto para que Deus morasse
Deus mostrou sua imensa bondade ao querer habitar no meio do povo. Mas para que isso acontecesse foi necessário que cada detalhe do Tabernáculo fosse construído conforme a orientação divina. Após a conclusão de cada detalhe, Deus ordenou a montagem do Tabernáculo e, só após a instalação da última cortina da porta do átrio, a Presença de Deus preencheu o lugar, como mostra a Bíblia em Êxodo 40:33-34: “Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do Altar, e pendurou a cortina da porta do pátio. Assim Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo”.
Hoje você é o Tabernáculo
Depois do sacrifício do Senhor Jesus e por meio do batismo com o Espírito Santo, Deus quer fazer de cada um o Seu Tabernáculo, a Sua morada. Mas cabe a cada pessoa querer e trabalhar por isso. O Bispo Edir Macedo, em seu livro O Espírito Santo, ressalta que essa vontade não pode ser apenas da boca para fora: “Tem de ser sincera, (…) acompanhada de arrependimento verdadeiro e rejeição de tudo o que se opõe à Palavra”. Segundo ele, é preciso “aceitar a Bíblia Sagrada como a única fonte de informação de Deus e moldar a vida dentro do Seu padrão”.
O que falta em você?
Perceba que somente quando não faltava mais nada, nem mesmo uma cortina, a Presença de Deus desceu sobre o Tabernáculo, ou seja, para que aquele espaço se tornasse a Casa de Deus, primeiro tudo teve de ser arrumado conforme Sua orientação. Hoje também é assim: Deus está atento a cada detalhe de nossas vidas e só quando a pessoa está pronta é que Ele passa a habitar nela.
Para se tornar morada de Deus, primeiro é necessário eliminar tudo que O desagrada, mesmo o que parece insignificante. Pequenos detalhes podem revelar grandes resistências: mágoas mostram falta de perdão e orgulho; apego aos planos pessoais indicam falta de humildade para deixar que Deus fique no controle; relacionamentos contrários à Vontade dEle revelam medo e falta de confiança. Tudo isso coloca Deus em segundo plano, mas, assim como no passado o Tabernáculo estava no meio do arraial, Deus ainda quer ser o centro de nossas vidas.
Muitos afirmam que, apesar de já terem feito tudo, ainda não O receberam, o que é incoerente, pois Deus é justo e não negaria Sua Presença a quem verdadeiramente está pronto para recebê-La. A verdade é que não podemos enganá-Lo. Ele sabe quando cada um se preparou completamente para ser Sua morada.
Talvez você não esteja enxergando qual a “última cortina” a ser instalada, o que é normal, afinal o homem é falho. Mas o Próprio Senhor mostra o que ainda falta. Ore sinceramente pedindo Sua orientação e obedeça à Sua voz. Crie o ambiente que Ele espera e, assim que isso for feito, você será preenchido pelo Espírito Santo.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo