O que está por trás do fracasso financeiro?

Contrariando o pensamento de que o problema é falta de dinheiro, o Congresso para o Sucesso revela o caminho para a prosperidade

De acordo com o último relatório da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 77,4% das famílias brasileiras estão endividadas. O problema é que as dificuldades financeiras podem impactar a saúde física e emocional delas. Uma pesquisa da Associação de Psicologia dos Estados Unidos revelou que o dinheiro é a principal fonte de estresse para a maioria das pessoas. Outro importante instituto norte-americano, o Money and Mental Health Policy Institute, afirma que pessoas superendividadas correm três vezes mais riscos de ter problemas graves de saúde mental.

Crises de ansiedade, problemas de insônia e para dormir, tensões musculares frequentes, pressão alta e dores de cabeça também foram relatados pela maioria dos entrevistados que estavam passando por uma crise financeira em um estudo realizado pela principal agência norte-americana de pesquisa de transtornos mentais, o National Institute of Mental Health.

É justamente por reconhecer o impacto que a área financeira tem na vida das pessoas e pela necessidade de ajudar aquelas que estão desesperadas por causa da falta de recursos financeiros que o Congresso para o Sucesso é realizado todas as segundas-feiras na Universal. “Quando entendemos que a prosperidade não diz respeito apenas ao dinheiro, mas à qualidade de vida, inclusive no âmbito emocional e espiritual, comprovamos sua necessidade para que o ser humano possa desfrutar daquilo que Deus planejou”, diz o Bispo Leandro Zangarini, responsável pelo congresso no Templo de Salomão, em São Paulo.

O diferencial dessas palestras é em que tipo de conteúdo estão baseadas. “Todas elas têm como base a Palavra de Deus, ou seja, a Palavra da Criação, aquela que gerou o Universo e pode gerar uma nova vida para aquele que crê. Além disso, realizamos um combate espiritual à força da miséria, responsável direta por impedir o progresso de muitas pessoas capacitadas e trabalhadoras, que, apesar de seus esforços, não conseguem alcançar seus objetivos”, diz Zangarini.

O Bispo conta que toda semana os participantes são orientados a colocar a Fé em ação por meio de propósitos inspirados na Bíblia. “A Fé que não tem obras é morta, portanto, se quisermos alcançar seus benefícios, não podemos deixar de exercitá-la”, enfatiza. Além disso, todo ano há um propósito principal que serve de base para os encontros. Neste ano está em curso o Propósito do Peitoral do Pacto, que é inspirado na peça sagrada usada pelos sacerdotes para que tomassem sábias decisões (Êxodo 28.30) e funciona como símbolo da chave de acesso à direção e ao poder de Deus. “Costumo dizer que a prosperidade começa na mente e que, quando se tem a direção certa, tomamos decisões que geram resultados positivos e consequentemente o sucesso”, destaca.

Direção certa
Se a direção certa é a chave para o sucesso financeiro, a falta dela é o principal motivo do fracasso, ressalta o Pastor Roberson Guerra, que realiza o Congresso para o Sucesso na Bahia. “Muitas pessoas fracassam porque trabalham com a força do braço, tentam resolver seus problemas com o que acham, da maneira que pensam, buscam ajuda de amigos, em bancos e alguns até com agiotas e fracassam ainda mais. Falta direção e, é claro, só Deus dá a direção certa”, diz.

A primeira e principal direção que é transmitida nas palestras é sobre mudança de mentalidade, visto que, de acordo com o Pastor Roberson, as pessoas chegam focadas apenas em resolver seus problemas financeiros, quando a mentalidade que as fará prosperar é fazer “um pacto com Deus, uma aliança com Ele para que tenham não apenas os problemas aqui da Terra resolvidos, mas, sobretudo, os com o Céu, com Deus”. Dessa forma, elas alcançarão o verdadeiro sucesso que é muito mais do que obter bens e dinheiro: o sucesso de ter Deus como sócio e o nome escrito no livro da vida.

Participar das palestras e não alcançar resultado só será possível se a pessoa não seguir a direção que for ensinada. “O segredo do congresso é justamente a prática dos ensinamentos compartilhados ali. Isso requer, além de Fé, perseverança, uma vez que, seguindo a lei da semeadura, haverá frutos que colheremos mais rapidamente e outros que exigirão uma espera maior. O importante é não desanimar e não quebrar o pacto que estabelecemos com Deus, pois a colheita é garantida”, conclui o Bispo Zangarini.

O Congresso para o Sucesso acontece todas as segunda-feiras no Templo de Salomão e em todos os templos da Universal no Brasil.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Fotos: Demetrio Koch