O que é ser um homem de valor?

Encontrão para Homens refletiu sobre o tema. Confira

Imagem de capa - O que é ser um homem de valor?

O que significa ser um homem de valor? Você já parou para pensar sobre esse assunto? Durante o Encontrão para Homens, promovido pelo Projeto IntelliMen, no dia 29 de abril, no Templo de Salomão (com transmissão simultânea para todo o País), em São Paulo, o Bispo Renato Cardoso falou do tema.

Dois exemplos na Bíblia
Por meio da Palavra de Deus, o Bispo Renato relembrou dois exemplos de homens que foram considerados de valor quando habitaram a Terra. O primeiro foi o rei Davi (confira em 2 Samuel 17.10 e em 2 Samuel 18.3), que era respeitado pelos homens que liderava e pelos inimigos, pois praticava a justiça (o que era certo a se fazer) e tinha coragem. O segundo foi o apóstolo Paulo (veja Atos 9.15) que, apesar de ter sido um homem difícil e ter se equivocado na fé, era sincero em seu relacionamento com Deus. Assim, o Altíssimo o separou para revelar o Senhor Jesus aos gentios, aos governadores e aos judeus.

Desse modo, como o Bispo Renato observou: “o valor, para muitas pessoas, não é algo tão óbvio como é para Deus. Ele nos vê e de forma transparente, Ele sabe o que está dentro de nós. Ele conhece os sinceros, os falsos, os hipócritas, mas também os verdadeiros. Deus nos vê, não há nada oculto diante dEle, mas o ser humano não consegue enxergar prontamente o valor das coisas”.

O Bispo usou o exemplo do aparelho celular para facilitar o entendimento da diferença entre preço e valor. Há homens que compram o melhor aparelho disponível, mas o usam para ver pornografia ou perder tempo com jogos na internet ou conteúdos fúteis nas redes sociais. Esses homens têm algo de alto preço, mas o transformam em objeto sem nenhum valor. “Eu fico imaginando se Davi tivesse um smartphone. Eu fico imaginando que Davi, com tinta e pergaminho, escreveu os Salmos e Paulo escreveu mais de um terço do Novo Testamento. Imagine se, naquela época, eles tivessem um smartphone.”

“Valor” não é “preço”
“Quando falamos em valor, logo se pensa em dinheiro, mas valor não é dinheiro. Dinheiro é preço. Valor é aquilo que o dinheiro não pode pagar. Existem coisas de que você precisa e que o dinheiro não paga e não compra, como, por exemplo, a sua Salvação, a saúde, o casamento e a paz. Há coisas que não estão na prateleira do supermercado”, disse o Bispo.

Outro exemplo é aquela pessoa que causa danos ao próprio corpo como se fosse possível comprar outro ou que não entende o valor do casamento e da família. Pelo contrário, ela acha que o valor de um homem está nas roupas de marca que possui, nas fotos com carros luxuosos ou na quantidade de seguidores que ele tem em suas redes sociais.

Esse homem está enganando a si mesmo, pois o valor de alguém jamais será determinado pelo que o dinheiro pode comprar. Aliás, usando as palavras que Deus transmitiu para que o próprio Davi registrasse, “vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios” (Salmos 37.16).

Mais conteúdos
Você pode assistir a este e aos encontros anteriores, na íntegra, por meio da plataforma Univer Vídeo. O IntelliMen é um grupo exclusivo para homens que desejam se tornar pessoas melhores. Os participantes são apresentados a 53 desafios que os ajudarão nesta tarefa. Acesse sites.universal.org/intellimen/ e saiba mais.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Demetrio Koch