O que é guardar o coração?

Acompanhe abaixo a meditação de Cristiane Cardoso e aprenda protegê-lo

Imagem de capa - O que é guardar o coração?

Recentemente, durante uma das meditações do livro de Gênesis, Cristiane Cardoso ensinou o segredo de como guardar o coração para não o deixar se contaminar pelo o que os olhos veem e os ouvidos escutam.

Segundo ela, existe um filtro muito importante que tanto ela como o Bispo Edir Macedo usam para conservar seus corações limpos.

 “Os olhos estão sempre vendo, os ouvidos estão sempre ouvindo. Não tem como desligá-los. E todo o resultado do que a gente ouve e do que a gente vê vai para o coração. Então, tem que ter um filtro muito forte o tempo todo”, argumenta.

Mas, que filtro é esse? Como proteger o coração para que ele não fique vulnerável ao que os olhos veem e os ouvidos ouvem?

Escolha o que ver e o que ouvir

Jesus falou sobre orar e vigiar. Mas como vigiar os olhos? Não há como não enxergar o que está diante deles… Contudo, ela explica que há coisa que podemos escolher “não ver” e “não ouvir”. Esse é o segredo.

Por exemplo, muitas vezes o diabo sugere que você olhe as redes sociais de determinada pessoa para saber o que ela está fazendo e assim julgá-la, vê-la com maus olhos. Alguém que lhe procura para falar mal de outra pessoa ou contar o que falaram sobre você. No entanto, em todos esses exemplos, você tem a opção de não ver e não ouvir. Então, é assim que você guarda o seu coração, ensina Cristiane.

“Não é questão de querer ser melhor do que ninguém, mas é questão de guardar o seu coração, porque o nosso papel é abençoar e não contaminar. E se você estiver com o coração contaminado vai fazer mal às pessoas ao seu redor”, explica.

Quem é bênção não se avalia pelo o que o mundo avalia

Cristiane explica, ainda, que não devemos avaliar a nossa condição espiritual pelo que temos.  Ser bênção nada tem a ver com isso. Quem é de Deus não prioriza a sua aparência física, ainda que o espelho lhe aponte inúmeros defeitos; ela não se abala, porque no seu interior está feliz consigo mesma.

As mulheres que não são uma bênção ficam procurando meios de melhorar a aparência. Mão quem é uma bênção se sente o suficiente. O que ela procura sempre melhorar é a sua oferta a Deus. Ela está constantemente avaliando o que pode fazer a mais para Deus.

Não exponha o seu coração

Portanto, guarde o seu coração, não fique olhando para as coisas que você não tem ou as que você poderia ter. Quando você faz isso, deixa o seu coração exposto e está se avaliando pelo que o mundo avalia, afirma Cristiane.

O coração é que faz você querer as coisas. Então, para eu não querer, não vejo. “Guardar o seu coração é não deixar os seus olhos verem e os seus ouvidos ouvirem aquilo não lhe acrescenta ou que vai lhe fazer mal. Esse é o filtro que eu uso, é o filtro que o meu pai usa. É isso que temos de aprender todos os dias para continuarmos aqui daqui a 10, 20 anos, se Jesus não voltar”, destaca.

Acompanhe essa e outras meditações pelo Univer Vídeo.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: Getty Images